PUBLICIDADE

Veja cinco motivos para começar o cursinho no início do ano

Modalidade extensiva permite que o aluno se aprofunde nos conteúdos e possa tirar dúvidas com calma

2 jan 2015 - 08h50
(atualizado em 5/1/2015 às 08h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Os cursos pré-vestibulares, uma das opções de preparação, abrem as primeiras turmas da modalidade extensiva entre fevereiro e março
Os cursos pré-vestibulares, uma das opções de preparação, abrem as primeiras turmas da modalidade extensiva entre fevereiro e março
Foto: Peter Macdiarmid / Getty Images

Para entrar em uma universidade, o trabalho vai muito além de fazer as provas do Enem e do vestibular: é preciso se preparar. E a jornada para os candidatos a uma vaga pode começar já no início de 2015. Os cursos pré-vestibulares, uma das opções de preparação, abrem as primeiras turmas da modalidade extensiva entre fevereiro e março, em todo o Brasil. Confira as principais vantagens de começar a estudar cedo para os grandes vestibulares, segundo os coordenadores dos cursos pré-vestibulares Anglo e Poliedro, de São Paulo.

1. Se aprofundar no conteúdo

Por mais óbvio que possa parecer, ter mais tempo para estudar significa estar mais preparado e estudar melhor. “O diferencial dos vestibulares mais concorridos é que a matéria é cobrada em maior profundidade, além da concorrência ser maior. A matéria é a do ensino médio, mas quem começa no início do ano tem mais tempo para amadurecer as ideias e ver o conteúdo com mais

profundidade”, esclarece o coordenador do Anglo São Paulo, Luis Ricardo Arruda.

2. Fazer mais simulados

Vários cursos disponibilizam avaliações durante o ano para testar o pré-vestibulando. Tendo mais tempo, você pode compreender melhor seus resultados na avaliação e ser testado mais vezes. “Ao longo do ano, cada um tem altos e baixos, e o extensivo dá chances para se o aluno se recuperar. Existe tempo para tomar as providências e correr atrás do prejuízo”, aconselha  Arruda.

3. Revisar com calma

A modalidade extensiva tem em média 30 semanas de aula e entre seis e sete semanas de revisão. No semi-extensivo, são 15 semanas de aula e até cinco semanas de revisão. “Damos o mesmo conteúdo teórico no semi-extensivo, mas perdemos em outros aspectos, como correção de exercícios”, diz Alex Sander Barros, coordenador do Poliedro São Paulo.

4. Aproveitar o professor

Muitas vezes, o aluno só percebe a dificuldade depois que estuda em casa, e tendo mais tempo para estudar, também tem mais oportunidades de perguntar e aproveitar o professor em sala de aula. Nos cursos semi-extensivos, o tempo para resolução de dúvidas é o primeiro momento a ter a duração diminuída e pode ser insuficiente para todas as dúvidas. “A grande vantagem é ter maior interação com o professor, maior relação de exercícios para resolver e melhores correções”, explica Barros.

5. Ter aulas mais tranquilas

Com mais tempo para estudar, o professor consegue dar uma aula mais calma e completa. “No extensivo, a dinâmica da aula é mais tranquila e tem uma velocidade um pouco menor. O professor fala melhor sobre o conteúdo e a aula tem um ritmo mais tranquilo durante o dia”, diz Barros. 

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade