PUBLICIDADE

USP de Ribeirão Preto é a melhor colocada na última prova da OAB

Segundo a OAB, das 50 melhores colocadas no último exame, apenas três são instituições privadas

25 abr 2013 - 18h24
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, foi a instituição de ensino superior público que obteve o melhor desempenho nos índices de aprovação no 9º Exame de Ordem Unificado. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB0, dos 25 candidatos presentes à primeira fase, 19 saíram aprovados após a segunda etapa, perfazendo o percentual de 76% de aprovação. Das 50 melhores colocadas, apenas três são instituições privadas

Em todo o País, dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde à etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e estão para receber a carteira de advogado, o que corresponde a um percentual de quase 90% de reprovação. O resultado não inclui os examinandos de direito constitucional, que tiveram suas provas recorrigidas.

Atrás da Universidade de São Paulo, figuram entre os melhores desempenhos entre as instituições de ensino público, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 75,28% e 69,57% de aprovação, respectivamente. Na lista, a USP aparece novamente com o quarto melhor desempenho, desta vez com o campus de São Paulo (Largo de São Francisco), que registrou 64,42% de aprovação em relação aos que prestaram a prova desde a primeira etapa. Os resultados levam em consideração as instituições de ensino que tiveram um mínimo de 20 candidatos inscritos no Exame de Ordem. 

Entre as instituições privadas, figuram na lista dos melhores desempenhos a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, de Salvador (BA), que, dos 98 presentes à 1ª fase, teve 45 aprovados, contabilizando 45,92% de êxito nesta edição do exame. Com o segundo melhor desempenho está as Faculdades Integradas de Vitória, da capital capixaba. Dos 101 presentes à 1ª fase, 38 sagraram-se aprovados, registrando 37,62% de aprovação.

A lista com as 50 instituições melhores colocadas está disponível no site da OAB.

1ª fase do 10º Exame de Ordem será no domingo

A primeira fase do 10º Exame de Ordem Unificado, com 80 questões objetivas, será aplicada neste domingo. Pela primeira vez, a área de filosofia do direito está entre os conteúdos abordados nas questões. Outra mudança para esta edição foi feita no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h como vinha ocorrendo.

Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. O edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado, divulgado no dia 22 de março, está disponível no site da OAB.

A consulta aos locais de prova está disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), basta inserir a seccional e o número do CPF. A segunda fase (prova prático-profissional) será aplicada no dia 16 de junho de 2013.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/50-melhores-e-piores-instituicoes-exame-ordem-2012/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/50-melhores-e-piores-instituicoes-exame-ordem-2012/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade