Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

‘Sisu+’ oferecerá 2ª chance para quem não foi aprovado ou não se matriculou no Sisu 2026; veja o que se sabe

Iniciativa é uma extensão do programa para preencher vagas remanescentes nas instituições de ensino superior

4 mai 2026 - 15h39
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Sisu+ oferta vagas remanescentes nas instituições de ensino superior
Sisu+ oferta vagas remanescentes nas instituições de ensino superior
Foto: Vanessa Ortiz/Terra

Os candidatos que não se matricularam ou não conseguiram uma vaga em universidades públicas pelo Seleção Unificada (Sisu) 2026 terão uma segunda chance. O Ministério da Educação (MEC) lançou o Sisu+, uma extensão do programa para preencher vagas remanescentes nas instituições de ensino superior. 

A iniciativa foi lançada na última semana e ocorre após o encerramento de convocações da lista de espera e a conclusão de eventuais processos seletivos próprios das instituições. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso à educação superior e garantir maior eficiência na ocupação das vagas ofertadas pelas instituições públicas.  

O que é o programa?

Segundo o MEC, o Sisu+ não é um novo processo seletivo, mas uma extensão da etapa regular do Sisu 2026. As vagas ofertadas pelas instituições nessa nova etapa devem estar formalmente classificadas como disponíveis, seja por desistência, não confirmação de matrícula ou encerramento de todos os prazos previstos de inscrição das instituições. 

Quem pode se inscrever?

Só poderão participar os candidatos que se inscreveram na edição regular deste ano. O critério de aprovação vai levar em conta, além do ano de 2025, as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e 2023. 

Quantas opções de curso posso concorrer?

Assim como no Sisu, no Sisu+, os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos, independente das escolhas já feitas anteriormente. O estudante também poderá alterar o questionário socioeconômico e a modalidade de concorrência para disputar a vaga. 

É importante que aqueles inscritos em cotas o direito à vaga no momento da matrícula. 

As inscrições já estão abertas?

Até o momento, o MEC informou a data, via edital, somente para a adesão das instituições, que ocorre a partir desta segunda-feira, 4, e segue até o dia 29 de maio. As inscrições dos candidatos será detalhada posteriormente, em outro edital. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra