PUBLICIDADE

Mãe ou namorada? Questão em exame gera polêmica na China

No exame, futuros advogados e juízes do país deveriam responder quem salvariam de um prédio em chamas

29 set 2015 - 07h41
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Se fosse forçado a escolher, quem você salvaria de um prédio em chamas: sua mãe ou sua namorada? Este é um dilema bastante usado em discussões na China e, neste ano, foi uma questão-chave do exame nacional aplicado a futuros advogados e juízes do país. O teste seria equivalente ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil, e só quem é aprovado nele pode advogar na China.

Siga Terra Educação no Twitter

O ministro de Justiça chinês divulgou pela internet a resposta correta: salvar sua mãe. Segundo ele, seria um "crime" escolher a pessoa com quem você está envolvido romanticamente. Mas a resposta não é tão óbvia para usuários de internet na China, onde a questão gerou um debate acalorado em fóruns e redes sociais.

"É ridículo dizer que a obrigação de sustentar seus pais é igual à obrigação de salvá-los em uma situação de emergência", disse um deles. "Segundo a lei, um filho deve salvar sua mãe", explicou outro. "Mas a lei não diz se isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo."

Outros ainda perguntaram o que fariam em uma situação assim. Na maioria das vezes, o amor por sua mãe venceu. "Garotas estão por todas as partes, mas eu tenho uma mãe apenas", disse um rapaz. "Certamente, salvaria minha mãe primeiro", comentou outro.

"Sem levar em conta os motivos legais, minha mãe me criou. Além disso, minha namorada é mais jovem do que minha mãe, o que significa que ela teria mais chances de escapar de um incêndio por conta própria", justificou um internauta.

Curiosamente, ninguém pareceu notar o aspecto sexista da questão, já que não indaga o que uma mulher deveria fazer: salvar seu pai ou seu namorado?

Isso talvez fique para o próximo exame aplicado a futuros juízes e advogados da China.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade