PUBLICIDADE

Os 10 cursos com maior empregabilidade

Conheça a seguir as 10 áreas e os cursos com maior empregabilidade no Brasil. Veja também onde estudar para fazer parte desse grupo!

4 jan 2018 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de trabalho é vivo, está em constante mudança. Um curso que estava em alta dez anos atrás pode não ser mais tão interessante. Por outro lado, uma formação que há alguns anos nem era oferecida nas faculdades pode estar bombando!

Cursos com maior empregabilidade
Cursos com maior empregabilidade
Foto: Mundo vestibular

Independentemente dessas variações, muitas profissões têm se mantido no topo nos últimos anos, com tendência a permanecer em alta por mais algum tempo.

A mudança nos rumos da economia global e nacional tem gerado um impacto direto na empregabilidade de diversas áreas profissionais por aqui.

Conheça a seguir as 10 áreas e os cursos com maior empregabilidade no Brasil. Veja também onde estudar para fazer parte desse grupo!

Cursos com maior empregabilidade no Brasil

A Revista Exame fez uma pesquisa junto a consultorias especializadas no Brasil para saber quais profissões estão recebendo as maiores e melhores oportunidades de emprego atualmente. O resultado reflete bastante o cenário brasileiro atual: desaceleração econômica, necessidade de aumentar a produtividade e reduzir custos.

Conheça a seguir os cursos que mais devem gerar empregos no País:

1. Administração

A carreira em Administração está com tudo. No cenário econômico atual, a presença de um profissional capaz de tomar decisões, controlar operações e gerir uma empresa com pé no chão e visão de futuro tornou-se vital para a permanência de uma organização no mercado.

O curso de Administração é um bacharelado com quatro anos de duração e pode ser encontrado na maioria das faculdades brasileiras, nas modalidades presencial e a distância. Hoje é o segundo curso em número de alunos matriculados no Brasil, com mais de 800 mil estudantes.

A concorrência na área é grande e para se destacar é preciso investir em formação de qualidade e pós-graduações.

As áreas mais quentes de atuação são, segundo a Revista Exame:

- Direção

- Gestão de operações

- Auditoria de processos

- Análise de riscos

- Especialista em fusões e aquisições

2. Direito

Olha aí outro curso famoso na lista. Além de ser a graduação com o maior número de estudantes no Brasil, com mais de 813 mil matriculados, Direito segue firme e forte na lista das profissões mais promissores do País!

Os profissionais mais disputados atualmente são os advogados especializados nas seguintes áreas, segundo a pesquisa:

- Recuperação judicial

- Direito Tributário

- Contencioso/Cível

- Arbitragem

- Direito Trabalhista

A graduação dura cinco anos, está disponível somente na modalidade presencial e é fácil de encontrar nas principais universidades públicas e privadas do País. Para atuar como advogado e ocupar um dos cargos acima é preciso ter sido aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

3. Ciências Contábeis

A profissão de contador também deu um salto nos últimos anos. A modernização das empresas aumentou a demanda por profissionais que conhecem bem o complexo sistema tributário brasileiro, são capazes de elaborar um bom plano financeiro e controlar cada centavo que entra e sai da organização. Hoje, os cargos mais disputados são para:

- Análise de crédito e risco

- Planejamento tributário

- Finanças

- Controladoria

O curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados por alunos brasileiros. São 360 mil alunos em todo o País estudando presencialmente ou a distância. A graduação dura quatro anos e é fácil de ser encontrada em instituições públicas e privadas.

4. Estatística

Estatística vem aparecendo com frequência na lista dos cursos que oferecem boa empregabilidade e altos salários. Muitas empresas têm buscado esses profissionais por sua facilidade em decifrar números e tendências. Isso faz do estatístico a pessoa ideal para trabalhar com inteligência de mercado, por exemplo - uma área em franca expansão nos últimos anos.

Quem quiser encarar essa carreira vai ter que ralar bastante. A imensa maioria das vagas está nas universidades públicas, mais concorridas, e somente na modalidade presencial. Apenas duas faculdades particulares oferecem essa formação.

5. Gestão da Informação

O curso é relativamente novo, mas a carreira tem crescido no Brasil, principalmente junto às grandes empresas. É que o mercado se deu conta de que precisa de alguém para analisar volumes gigantescos de informações (o chamado "big data") e a partir daí extrair informações de valor estratégico, como tendências, padrões de comportamento, novos públicos-alvo, posicionamento comercial, etc.

Alguns setores que estão sempre em busca desses profissionais são as equipes esportivas de grande porte, o comércio varejista e as empresas de consultoria.

6. Engenharia de Produção

O engenheiro de produção tem um papel importantíssimo nas empresas, principalmente nas de grande porte: ele projeta, implanta e otimiza processos de produção de bens e serviços. Em outras palavras, tem que pensar formas de reduzir custos e aumentar produtividade.

A procura por profissionais bem qualificados é alta, especialmente aqueles que trabalham com gestão de desempenho e desenvolvimento de negócios.

O curso é bastante concorrido e durante a graduação o ritmo é pesado. São cinco anos de dedicação integral aos estudos. A boa notícia é que dá para estudar tanto presencialmente quanto a distância. 

7. Tecnologia da Informação

A área de TI nunca está parada. Embora existam muitos profissionais em atividade no Brasil, ainda sobram vagas para os mais qualificados. Quem for expert em infraestrutura, desenvolvimento de aplicativos, arquitetura de sistemas ou souber implementar plataformas mobile e web vai encontrar emprego na certa.

8. Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos está em alta, tanto que frequentemente aparece entre as que oferecem os melhores salários e oportunidades de trabalho. O profissional é responsável por cuidar de todos os aspectos envolvendo pessoas em uma empresa ou organização: contratação, demissão, pagamento, benefícios, treinamento, carreira, etc.

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem apenas dois anos de duração, oferece diploma de nível superior e está disponível nas modalidades presencial e a distância.

9. Marketing

Profissionais capazes de pensar em estratégias eficazes de divulgação de um produto, serviço ou marca, gerir mídias diversas e desenvolver ações que ampliem o alcance do comércio eletrônico em diversos setores estão sendo contratados a peso de ouro no mercado.

O estudante pode optar por um curso de bacharelado em Marketing, mais amplo e com quatro anos de duração, ou um superior de tecnologia, mais rápido e focado em alguns ramos de atuação. O tecnólogo também está disponível a distância.

10. Logística

O logístico é o profissional responsável pelo desempenho operacional de uma empresa. Sua função é aprimorar a inteligência de processos como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

O curso é fácil de ser encontrado, tem dois anos de duração e pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância. O profissional ainda sai com diploma de nível superior!

Onde fazer os cursos com maior empregabilidade

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer os cursos de maior empregabilidade no Brasil atualmente:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário Distrito Federal (UDF)

Está pensando em seguir alguma dessas carreiras? Conte para a gente qual combina mais com você!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade