PUBLICIDADE

Nova mudança no PNE deve manter parceria com instituições especializadas

Relatório preserva parceria do poder público com entidades como as Apaes, por exemplo

18 set 2013 - 17h26
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O relator do Plano Nacional de Educação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou nesta quarta, dia 18, nova versão para a Meta 4 do PNE, preservando a parceria entre o poder público e as instituições especializadas no atendimento a alunos com deficiência, como é o caso das Apaes.

Vital do Rêgo observou que a meta e suas respectivas estratégias suscitaram grande polêmica no debate do projeto relativo ao PNE no Senado, a ponto de sete senadores terem apresentado emendas somente para este item. O relator disse ter procurado uma redação que contemple ao mesmo tempo o compromisso do país com a inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino e reconheça o papel desempenhado pelas instituições especializadas no atendimento educacional dessa população.

A redação da Meta 4, de acordo com o que foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), estabelece como alvo universalizar, na rede regular de ensino, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Esse texto provocou uma mobilização nacional das Apaes, que temem perder recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com a exclusividade do atendimento na "rede regular de ensino".

A redação dada por Vital do Rêgo, agora na análise do projeto pela CCJ, prevê o cumprimento da meta, com a garantia do atendimento educacional especializado, "preferencialmente na rede regular de ensino". Mesmo assim, um pedido de vista coletivo adiou a votação da matéria para a próxima semana.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/20-metas-pne/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/20-metas-pne/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Agência Senado
Compartilhar
Publicidade
Publicidade