PUBLICIDADE

Inscrições do ProUni 2024 estão abertas: saiba como conseguir a bolsa

Estudantes de baixa renda que participaram do Enem 2022 ou 2023 podem concorrer a 402 mil bolsas de estudo integrais e parciais

29 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Inscrições do ProUni 2024 estão abertas
Inscrições do ProUni 2024 estão abertas
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 29, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2024. Os interessados podem se candidatar a uma bolsa de estudo até o dia 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O ProUni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em faculdades privadas. O programa é voltado para os estudantes de baixa renda que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou de 2023 e que ainda não tenham diploma de nível superior.

Quem pode participar do ProUni 2024

Para participar do ProUni, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter feito o Enem de 2022 ou de 2023 (sem ser na condição de treineiro) e obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, além de não ter zerado a redação;
  • Ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública e/ou em instituições privadas com ou sem bolsas de estudo;
  • Para bolsas integrais, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para a parcial, a renda familiar bruta mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Também podem participar do ProUni os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não há requisitos de renda, mas o professor concorre exclusivamente a bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia.

Como se inscrever

Para se inscrever no ProUni, o candidato deverá acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em "Inscreva-se". O participante será direcionado para a página de inscrição e deverá realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada no gov.br.

Observação: Caso ainda não tenha cadastro no login único do governo federal, o candidato precisará criar antes uma conta no gov.br.

Depois, no momento da inscrição, será preciso informar:

  • E-mail e número de telefone válidos; 
  • Dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e
  • Selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis.

A partir do segundo dia de inscrições, na terça-feira, 30, o programa divulga a nota de corte parcial para cada curso. A nota de corte é o desempenho necessário para ser aprovado em determinado curso, ou seja, é a nota do último candidato selecionado dentro do número de vagas.

É importante que os candidatos acompanhem diariamente essa nota para saberem se há chances de aprovação naquela opção de curso e se desejam manter a escolha ou mudar. As notas são atualizadas todos os dias até o encerramento das inscrições.

Bolsas do ProUni 2024

Neste primeiro semestre, o ProUni oferecerá 402.092 bolsas de estudo, sendo 304.638 integrais (100%) e 97.454, parciais (50%). As bolsas estão distribuídas em mais de 15 mil cursos de 1.028 instituições participantes.

Essa é a edição do programa com o maior número de bolsas desde 2005. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia são os estados com o maior número de bolsas ofertadas. A consulta às bolsas do programa foi aberta desde o dia 19 de janeiro no Portal Único de Acesso.

Resultado e lista de espera

O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado em 6 de fevereiro no Portal Único de Acesso. A segunda chamada será liberada em 27 de fevereiro.

Os candidatos não aprovados poderão manifestar interesse na lista de espera do programa nos dias 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera será publicado em 18 de março.

Todas as regras do programa e outras informações podem ser conferidas no edital do ProUni.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade