PUBLICIDADE

Fuvest 2023: veja dicas para ir bem na segunda fase

Desenvolver e treinar uma estratégia de prova é o melhor que o candidato pode fazer a esta altura

2 jan 2023 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos momentos mais aguardados por centenas de estudantes está chegando: a segunda fase da Fuvest, vestibular que garante o acesso à USP (Universidade de São Paulo). As provas, desta vez discursivas, acontecem nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

Foto: Unsplash/Reprodução / Guia do Estudante

+ Diretor da Fuvest dá dicas para a segunda fase do vestibular 2023

Depois de um longo ano de planejamento, é hora não apenas de relembrar os conteúdos, fazendo uma boa revisão, como também de reforçar a estratégia de prova, já que a Fuvest é um exame cheio de peculiaridades e detalhes.

Para te ajudar nesta etapa, reunimos as orientações de Teo Sidarta, coordenador do curso pré-universitário do colégio Rio Branco. São cinco dicas, que você pode aplicar e praticar nesta semana que resta antes da prova! Confira.

1 - Treine para as questões dissertativas

É essencial acessar as provas dos anos anteriores e resolver os exercícios da segunda fase. Nesta outra matéria te ajudamos a criar estratégias para responder as questões discursivas da segunda fase da Fuvest. É preciso cuidado nesta etapa, já que respostas curtas demais podem ser consideradas insuficientes pela banca, que desconta pontos do candidato. Por outro lado, os corretores também não gostam de "enrolação". É preciso escrever na medida certa.

A melhor forma de descobrir essa medida? Lendo o enunciado com atenção e praticando!

2 - Veja as resoluções

Depois de resolver questões de edições anteriores, é hora de comparar sua resposta com a resolução de cursinhos. Acesse no mínimo duas correções diferentes, leia cada uma delas e entenda o raciocínio. Tente, então, reformular sua resposta, de forma que ela chegue o mais perto possível daquelas elaboradas pelos professores. 

O exercício não é para ver se o estudante sabe a resposta, mas para treinar como responder da maneira mais apropriada. 

3 - Faça redações

Os estudantes já estão cansados de saber que a redação tem um peso enorme nas provas de segunda fase. Então, não tem saída: é preciso praticar. O ideal é escrever duas redações por semana - ou até mais para ganhar agilidade, aconselha o professor do Rio Branco. Escrever faz parte e é fundamental para testar a argumentação e o formato de texto exigido, que na Fuvest é sempre o dissertativo.

Além disso, esteja conectado às atualidades, que podem servir de repertório na redação. Ler notícias em portais, jornais, revistas, ouvir rádio e podcasts noticiosos devem fazer parte da rotina do candidato.

+ 5 possíveis temas de redação da Fuvest 2023

4 - Atente-se ao tempo

Durante a prova, será muito importante manter o ritmo. Como todas as questões valem a mesma pontuação, não se prenda às difíceis, comece pelas fáceis e pelo que mais sabe.

Desenvolver uma estratégia de prova ajuda na administração do tempo no dia do vestibular. Por isso, use um cronometro e observe quanto tempo você gasta em cada questão quando fizer simulados em casa. Dessa forma, conseguirá entender o que é mais fácil ou difícil do seu ponto de vista e quais questões priorizar quando estiver diante do caderno de questões. 

5 - Momento certo de estudar

Sábado à tarde, véspera da segunda fase da Fuvest, e você decide assistir a uma aula para tentar entender pela última vez aquele conteúdo de trigonometria. Decisão errada! Teo Sidarta explica que o dia que antecede a prova não é hora de estudar conteúdo expositivo. Dificilmente você aprenderá algo novo - ainda mais que tem dificuldade - a essa altura do campeonato. 

O melhor, então, é organizar todo o conhecimento que possui, criando resumos e mapas mentais, por exemplo, que são ótimas estratégias. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades necessárias para fazer a prova, como interpretação e assimilação dos conteúdos já estudados.

No mais, vale também tirar o dia de descanso. Que tal um filme ou um livro que ajude a relaxar antes do grande dia?

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade