PUBLICIDADE

Pesquisa: escola não prepara aluno para mercado de trabalho

A pesquisa britânica ouviu a opinião de 1 mil alunos em idade escolar; 76% disseram que as escolas focam apenas no bom desempenho em exames

24 ago 2015 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários

As escolas estão mais focadas no bom resultado em exames do que em preparar os alunos para o mercado de trabalho. É o que mostra um levantamento britânico produzido pela Carees Colleges Trust. As informações são do site do jornal The Independent.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

A pesquisa avaliou 1 mil alunos em idade escolar juntamente com 1 mil pais. Os estudantes deram suas opiniões sobre a forma como eles se sentem com a educação que estão recebendo. Os resultados evidenciam que 76% dos alunos acreditam que suas escolas focam apenas no bom desempenho em exames e em boas notas.

Segundo a pesquisa, 32% dos alunos não sabem qual profissão seguir quando completar o ciclo escolar
Segundo a pesquisa, 32% dos alunos não sabem qual profissão seguir quando completar o ciclo escolar
Foto: iStock

Já para 80% dos entrevistados, o ideal seria um sistema de ensino focado na carreira profissional, no entanto, um terço não vê incentivo para realizar experiências de trabalho como parte do currículo escolar. Outros 32% disseram não saber qual profissão seguir quando completar o ciclo escolar.

Os pais que participaram da pesquisa admitem não levar em conta o aspecto profissional na escolha de uma escola; enquanto que 32% escolhem puramente com base na posição no ranking entre as melhores instituições.

O fundador da Career Colleges Trust, Lord Baker, descreveu que o Reino Unido está enfrentando uma lacuna de habilidades em muitos setores. “Se os próprios jovens não estão se sentindo preparado para o trabalho, os empregadores continuaram a lutar com as questões de recrutamento que se tornaram um desafio para a indústria do Reino Unido”, disse.

Segundo Baker, apesar da falta de preparo para o trabalho, os jovens estão equipados com habilidades que podem trazer confiança. “Isto, naturalmente, inclui bons níveis de matemática, inglês, mas se estende para as habilidades praticas, técnicas e de empregabilidade”, finaliza.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade