PUBLICIDADE

Quantos pontos preciso tirar no Enem pra conseguir bolsa?

Descubra a seguir quantos pontos é preciso tirar no Enem para concorrer a uma bolsa de estudos em universidade privada!

31 out 2017 - 15h02
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A nota do Enem não serve apenas para ingressar na universidade pública. Ela também é usada para obter bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, inclusive naqueles cursos mais caros e disputados, como Engenharia e Medicina!

Enem
Enem
Foto: Mundo vestibular

O que era um sonho distante para muitas pessoas que não conseguiam entrar numa universidade pública já se tornou realidade. As bolsas obtidas a partir da nota do Enem permitem que muita gente possa se formar em uma universidade particular e ter um futuro melhor.

Mas conseguir um benefício não é tão fácil quanto parece. É preciso estudar bastante para alcançar uma boa nota no Enem e participar das seleções - que estão ficando cada vez mais concorridas!

Descubra a seguir quantos pontos é preciso tirar no Enem para concorrer a uma bolsa de estudos em universidade privada!

Bolsas de estudo que usam a nota do Enem

O maior e mais importante programa de concessão de bolsas de estudos que usa a nota do Enem é o ProUni.

O Programa Universidade para Todos do Governo Federal oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda que não conseguiram vaga em uma universidade pública.

Desde sua criação, em 2004, o ProUni já beneficiou mais 1,5 milhão de estudantes - a maioria deles (70%) com bolsa integral.

Pontos necessários para concorrer a uma bolsa do ProUni

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redaçãodo Enem. Mas só isso não garante o benefício.

O ProUni é um processo seletivo. Aqui, a nota do Enem dos que disputam uma mesma vaga é o que mais conta. Às vezes um curso nem é tão concorrido, mas os candidatos que estão atrás de determinada vaga têm notas altas e isso faz aumentar a nota mínima necessária para conseguir a bolsa, ou "nota de corte". Acontece muito em cursos como Medicina e Engenharias, que chegam a ter nota de corte acima de 800 pontos em determinadas faculdades.

Quem pode concorrer uma bolsa do ProUni

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda. Dependendo do perfil do candidato, é possível conseguir uma bolsa integral ou parcial (metade do valor da mensalidade). Para concorrer, é preciso atender a alguns requisitos:

- Ter participado do Enem do ano imediatamente anterior, ter alcançado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na redação.

- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola particular como bolsista integral.

- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, na condição de bolsista integral da escola privada.

- Ser pessoa com deficiência.

- Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).

As bolsas oferecidas são as seguintes:

- Bolsa integral: para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

- Bolsa parcial (metade do valor da mensalidade): para estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Para conseguir a bolsa, você precisa se inscrever no processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho.

Etapas de seleção para bolsas do ProUni

O processo seletivo do ProUni tem duas etapas:

Processo regular: é o processo seletivo normal, feito nas datas regulares, com o objetivo de preencher todas as vagas disponíveis. É quando a grande maioria dos candidatos é selecionada. Depois de feita a seleção e divulgado o resultado, é dado um prazo para que o estudante contemplado compareça à universidade escolhida com a documentação e os comprovantes em mãos. As vagas não preenchidas nesta etapa seguem para uma segunda seleção. Bolsas remanescentes: é a segunda seleção, feita para preencher as vagas não ocupadas na primeira. Para participar, o candidato pode ter feito o Enem de anos anteriores (a partir de 2010), e deve cumprir as mesmas exigências de nota, renda e escolaridade descritas anteriormente.

Onde usar a nota do Enem para conseguir bolsa

Muitas instituições privadas reconhecidas pelo MEC participam do ProUni. Conheça algumas das principais:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Vai tentar uma bolsa de estudos usando a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade