PUBLICIDADE

Inep antecipa data de divulgação do gabarito ofical do Enem; veja a data

Participantes que já terminaram o ensino médio podem consultar as notas do Enem antes dos treineiros

10 nov 2023 - 05h00
(atualizado em 12/11/2023 às 21h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiras provas do Enem 2023 ocorreram no último domingo, 5.
Primeiras provas do Enem 2023 ocorreram no último domingo, 5.
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já realizou os dois dias de prova. No primeiro dia de prova no domingo, 5, com questões sobre Linguagens, Ciências Humanas, além de uma redação. Já a última etapa do principal exame avaliativo do País, neste domingo, 12, os estudantes responderam às questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.

Após os dois dias de provas, os mais de 2,8 milhões de candidatos distribuídos nas 27 unidades federativas ficarão na expectativa pela publicação do gabarito oficial e dos resultados individuais das notas.

Por isso, o Terra reuniu a seguir detalhes em relação aos resultados das notas do Enem 2023.

Gabarito do Enem

O gabarito oficial da prova, previsto inicialmente para ser divulgado no dia 24, será publicado agora às 19h da próxima terça-feira, 14, e estarão disponíveis na seção Provas e Gabaritos do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Enquanto a correção oficial do Enem não é publicada, os estudantes podem consultar o gabarito extraoficial do 1º dia e do 2º dia feito pelos professores do Objetivo em parceria com o Terra. O gabarito traz as respostas dos quatro tipos de prova: azul, branca, rosa e amarela.

Que dia sai o resultado do Enem?

Os resultados do Enem 2023 estão previstos para serem divulgados em 16 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os candidatos poderão verificar suas notas na Página do Participante do Enem.

No entanto, somente os participantes que estão atualmente no terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram poderão ter acesso às suas notas nessa data. Para os candidatos que realizaram o Enem como treinamento (treineiros), a consulta das notas só estará disponível em março, quando também será divulgado o espelho da redação.

O que fazer com a nota do Enem?

O exame representa a principal via de acesso a universidades federais em todo o País, bem como para instituições estaduais e privadas. Além disso, o exame é utilizado como critério para obtenção de bolsas de estudo e financiamento em universidades e faculdades particulares. 

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) possui três programas de acesso a universidades. São eles: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para vagas em instituições de ensino público, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiamentos em instituições privadas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade