PUBLICIDADE

Enem: MEC vai monitorar redes sociais e excluir candidato que usar celular

Na edição de 2012 do Enem, 65 estudantes foram eliminados do exame por causa da publicação de fotos nas redes sociais durante a prova

25 out 2013 - 16h51
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição do ano passado, 65 candidatos foram punidos após publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas em redes como Facebook, Twitter e Instagram.

Guia do Enem: saiba tudo sobre o exame nacional

"Não se enganem. Não tentem postar imagens no início do exame porque você vai ser identificado. Acredite nisso. Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado, em questões de minutos, identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento", alertou o ministro.

De acordo com Mercadante, uma vez que consta no edital, o candidato tem conhecimento de que a utilização de qualquer aparelho eletrônico é proibido dentro dos locais de prova. A punição, frisou, é a eliminação do candidato e a consequente anulação de seu teste.

"Ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou, ele vai desligar o celular e colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", disse o ministro, lembrando que calculadoras, tablets, MP3 players e afins também são proibidos.

Orientações

O ministro da Educação recomendou que os candidatos tenham tranquilidade e se preparem para chegar aos locais de prova com antecedência. Segundo Mercadante, não será permitida, em qualquer hipótese, a entrada nas salas após o fechamento dos portões, marcada para as 13h do horário de Brasília. O ministro lembrou que candidatos que farão a prova em Estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.

"É muito importante que os estudantes cheguem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que não foram precavidos e chegaram atrasados", afirmou

Mercadante também lembrou que os candidatos só poderão sair da sala duas horas após o início das provas. "Nós tivemos muito trabalho para fazer as provas, então o candidato vai ter de ficar um tempo na sala antes de querer sair", disse. Para sair com o caderno de provas, só quando faltar 30 minutos para o fim dos testes. "Se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, só poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame", lembrou o ministro.

Atendimento especial

O MEC vai acompanhar a situação de 517 grávidas que têm previsão de dar à luz em período próximo ao da prova do Enem. Cerca de 6 mil grávidas estão inscritas no Enem e 3 mil darão à luz em outubro. O nascimento dos bebês das 517 gestantes acompanhadas pelo MEC está previsto para o período de 20 a 31 de outubro. "Estamos montando uma estrutura de saúde para dar o suporte necessário. Espero que (o trabalho de parto) seja depois do exame. Se eventualmente acontecer no horário da prova, tomaremos essa providências”, disse Mercadante. No ano passado, em Mato Grosso do Sul, o bebê de uma candidata nasceu no local da prova do Enem.

O ministério também vai oferecer atendimento diferenciado a cerca de 70 mil candidatos que declararam ter problemas como baixa visão, surdez, cegueira, deficiência física e dislexia. Os candidatos que declararam precisar de atendimento diferenciado ao se inscrever no exame terão provas impressas em letras maiores e em braile e contarão com ledores e transcritores. 

Em algumas situações, serão necessários ajustes específicos, como no caso de um estudante com paralisia cerebral, que digita com o pé e precisa de um teclado específico, que foi citado por Mercadante. "Entramos em contato com a ampla maioria das pessoas que precisam de atendimento diferenciado e estamos ajustando os apoios necessários para a realização do Enem", disse o ministro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade