Enem 2025: o que acontece se eu zerar a redação? Celular é proibido? Tire dúvidas sobre o exame
Provas começam a ser aplicadas neste domingo, 9, para milhões de estudantes
O Enem 2025 ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro, com locais de prova disponíveis na Página do Participante; zerar a redação impede acesso a programas como Sisu, ProUni e Fies, e o gabarito oficial será divulgado até 28 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9, para milhões de estudantes. Hoje, as provas contam com questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Mas você já sabe qual é o seu local de prova? Quais documentos são obrigatórios? E o que acontece se zerar a redação? O Terra responde essas e outras dúvidas sobre o exame. Confira!
Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões e Redação do 1º dia do Enem 2025
Como saber onde vou fazer a prova do Enem?
Os candidatos do Enem 2025 podem consultar o local de prova pelo Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, no site oficial do Inep.
Na Página do Participante, siga o passo a passo:
- Faça login com o CPF e senha do Gov.br;
- No menu lateral, clique em 'Local de prova';
- No chat, clique no botão azul 'Local de Prova';
- Pronto! O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição.
O que acontece se eu não for no dia da prova?
Se o estudante tenha pago a taxa de inscrição e faltado no Enem, não há nenhuma punição, a não ser perder o exame e não poder participar de processos seletivos que usem a nota daquela edição. Agora, caso o candidato seja isento do pagamento, ele precisará justificar a ausência posteriormente na Página do Participante para não perder esse benefício no ano seguinte. Caso não justifique ou não tenha motivos válidos, será preciso pagar a taxa para se inscrever novamente.
O que acontece se eu zerar a redação?
Caso o candidato zere a redação do Enem, além de diminuir muito a nota geral quando somada com as outras áreas do conhecimento, não poderá participar do processo seletivo de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que usam a nota do exame.
Posso levar celular no Enem?
O celular pode ser levado nos dias de prova, mas o aparelho deve ser colocado desligado e com funções, como alarmes, desativadas, dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala. Desrespeitar essa normal resultará na eliminação do candidato.
Veja também outros itens que podem causar a eliminação, se estiverem fora do envelope:
- Cartão de Confirmação de Inscrição;
- Declaração de Comparecimento impressa;
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
- Livros, bulas, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular;
- Relógio de qualquer tipo;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, iPod, gravador, pen drive, MP3 e/ou similares;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
O que devo levar no Enem?
- Documento de identificação original e válido, com foto, como RG, CNH, Passaporte e Carteira de Trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997). Também é permitida a apresentação de documentos digitais, desde que nos aplicativos oficiais do governo;
- Caneta de tinta preta, fabricada em material transparente para preencher o cartão de respostas e escrever a redação;
- O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório levar, mas é indicado pelo Inep, já que tem informações que facilitam a localização da sala de provas do candidato;
- Lanches e água também são permitidos.
Leia mais: Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões e redação do Enem 2025
Que horas fecha o portão do Enem?
Nos dois dias, os portões dos locais de prova abrem às 12h e são fechados às 13h (horário de Brasília). A organização do exame não permite entrar após o fechamento dos portões. As provas iniciam às 13h30. O término da prova no primeiro dia do Enem ocorrerá às 19h, e no segundo dia de prova, às 18h30.
O tempo mínimo de permanência no exame é de duas horas, ou seja, os participantes só podem deixar o local de provas a partir das 15h30. O caderno de questões, no entanto, só pode ser levado quando estiver faltando apenas 30 minutos para o término do exame. Quem sair antes das 15h30 será eliminado da prova.
Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem?
Segundo o edital do Enem 2025, o gabarito da prova será divulgado até o 10º útil dia após o 2º dia de aplicação, ou seja, até o dia 28 de novembro. A divulgação do gabarito oficial será feita no portal do Inep, responsável pelo exame.
Vale lembrar, no entanto, que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota. O Inep utiliza um método diferente para o cálculo da nota, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes para cada questão do exame.
Quando sai o resultado do Enem 2025?
Ainda não foi informada a data de divulgação do resultado oficial do Enem, mas geralmente sai na metade de janeiro. Apenas os estudantes que concluíram o ensino médio poderão acessar as notas na divulgação. Os demais, conhecidos como "treineiros" terão acesso às notas apenas em março.
Cronograma Enem 2025
- Dias das provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos: serão divulgados até o 10º útil dia após o 2º dia de aplicação, ou seja, até o dia 28 de novembro;
- Resultado: data ainda não divulgada, mas geralmente em janeiro.
- Acesse o edital completo do Enem 2025.
