Enem 2025: Como os temas das últimas redações podem ajudar na preparação para a deste ano?
Especialistas explicam como a prática com provas passadas auxilia no desenvolvimento de repertório e pensamento crítico dos estudantes
Uma redação sobre um tema que só será revelado no próximo domingo, 9, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é o único componente que vale 1.000 pontos fixos e pode ser o fator principal para garantir a nota necessária para a entrada na universidade. Para atingir uma boa pontuação, os 4,81 milhões de estudantes que devem fazer a prova este ano podem contar com estratégias, técnicas e até mesmo a prática com os temas da redação de anos anteriores.
A análise dos temas de redações anteriores ajuda o estudante a entender a linha de raciocínio que o Enem tem valorizado. Segundo Caroline Zanoni, corretora na plataforma Redação Online, de Florianópolis, em Santa Catarina, é possível observar um certo padrão recente: o uso do termo "os desafios" no tema.
No ano passado, por exemplo, os vestibulandos escreveram sobre os "desafios para a valorização da herança africana no Brasil", e, em 2023, o tema foi "os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
"Os dois últimos anos vieram com esse termo 'os desafios' na frente. Então, o aluno sabia que tinha que tratar sobre os impactos, os desafios, e não simplesmente sobre as causas e as consequências. O aluno que está acostumado com um modelo pronto de redação que só fala das causas de um problema pode tangenciar o tema. Quando ele consegue identificar esse padrão nos temas, ele pode se preparar para abordar o assunto da redação de forma mais coesa e aprofundada, já sabendo como expor e explicar a própria opinião", explica Caroline.
Por esse motivo, a corretora avalia que, ao treinar a redação com temas anteriores, o candidato não apenas reforça o próprio repertório para diferentes áreas, mas também se adapta à estrutura de cobrança do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, quando o estudante se aprimora no entendimento de como a redação do Enem funciona, ele consegue melhorar as próprias estratégias de argumentação. Isso ocorre porque é possível compreender melhor o que o exame valoriza, como a clareza das ideias, a consistência dos argumentos e a capacidade de propor soluções viáveis para os problemas discutidos. Com isso, o estudante desenvolve não apenas um texto mais estruturado e coerente, mas também um olhar mais crítico sobre os temas sociais expostos e debatidos no exame.
O uso dos textos motivadores
Outra questão possível de ser estudada a partir das redações passadas é o uso dos textos motivadores. As provas do Enem comumente apresentam textos, dados, gráficos e informações para contextualizar o tema e inspirar a reflexão, sem oferecer respostas prontas. Segundo explica Gabriele Amorim, também corretora do Redação Online, os textos podem ser utilizados na redação como um guia para o estudante, mas é preciso tomar cuidado para não fazer uma cópia.
"O aluno consegue introduzir os dados e elaborar uma ideia com soluções para os problemas que estão no tema central, exatamente como a prova exige. Isso permite que eles desenvolvam os próprios repertórios, e os avaliadores conseguem perceber que os estudantes entenderam o tema e souberam escrever sobre ele", afirma.
Ou seja, ao estudar os temas de redações passadas, os estudantes conseguem praticar a interpretação e a análise crítica de diferentes tipos de fontes. Dessa forma, é possível aprender a identificar quais informações são relevantes para embasar a própria argumentação e como inserir cada uma delas de forma coerente dentro do texto.