PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Enem 2024: como fazer boa prova de interpretação de texto?

Confira dicas e métodos para melhorar sua interpretação de texto para o Enem 2024

15 mar 2024 - 11h39
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A leitura e a interpretação de texto são ferramentas essenciais para o bom desempenho na prova do Enem. Pois, além das questões específicas desta parte da Língua Portuguesa, este é um recurso exigido, também, nas provas de exatas, biológicas e, principalmente, em matemática.

Pensando nisso, preparamos um compilado de dicas para te ajudar a melhorar a sua interpretação de texto. Confira!

Como fazer uma interpretação de um texto?

O primeiro passo para fazer uma boa interpretação de texto é "conversar com o texto". É preciso fazer perguntas para o texto e buscar respostas dentro dele também. Tomando, sempre, muito cuidado para não fazer inferências que não estão lá. 

Mesmo em textos que apresentem um caráter metafórico ou que estabeleçam uma intertextualidade (quando um texto se relaciona com outros), é preciso comprovar as interpretações com elementos textuais. 

Perguntas importantes de serem feitas no momento de interpretação do texto são:

  • Quem escreveu o texto?
  • Qual é o objetivo do texto?
  • Como as afirmações do texto se encaixam nesse objetivo geral?
  • Ele tem uma segunda intenção?
  • Qual o contexto do texto?

Além destas técnicas, manter uma carga de leitura considerável até o dia da prova do Enem 2024, com certeza, vai te ajudar nos momentos em que a interpretação de texto se fizer necessária. 

O que fazer para melhorar a interpretação de texto?

Para se ter uma boa leitura e interpretação do texto é interessante que, logo no começo, você identifique o gênero do texto. É literário? É uma propaganda? É dissertativo?

Isso se faz importante, porque também se identifica o objetivo daquele texto, contar uma história, vender um produto, fazer uma crítica, entre outras finalidades textuais. Após identificar o gênero, faça as perguntas que citamos no tópico acima. 

Então, busque as respostas a partir de citações encontradas no texto. Enquanto você estiver fazendo a leitura, realize marcações nas sentenças que você identificar que são relevantes para a ideia geral do texto.

Outro cuidado a ser tomado na hora de responder às questões, são as alternativas "meio-certas". Muitas vezes são apresentadas opções de resposta que não estão erradas em si, mas não estão presentes no texto ou não respondem o que está sendo perguntado.

Preparação para fazer uma boa interpretação de texto 

Ter uma rotina de leitura acostuma o cérebro com a interpretação de texto. Se você não tem o costume de ler, comece procurando assuntos que instiguem seu interesse, afinal, existem livros e artigos sobre os mais variados assuntos, certamente, algum chamará a sua atenção.

Estabeleça metas de leitura e à medida que for ficando confortável atingir seus objetivos diários, vá aumentando número de páginas. 

Outro aspecto relevante é compreender que nem só lendo é que se aumenta o repertório cultural e a capacidade de interpretação. Acompanhar telejornais, ouvir podcasts, assistir filmes, tudo isso colabora com seu arcabouço teórico. Então busque diferentes fontes de informação de modo a evitar a exaustão.

Exemplos de interpretação de texto no Enem

Confira como a interpretação de texto já apareceu em algumas questões do Enem:

Enem 2020
Enem 2020
Foto: Brasil Escola

Resposta: O hino é uma composição musical que visa à exaltação de determinado símbolo, especificamente, no texto, da Bandeira Nacional. Esse processo se dá, notadamente, pela valorização do objeto que representa a nação, percebida, por exemplo, nos versos "Contemplando o teu vulto sagrado, / Compreendemos o nosso dever" e "Paira sempre sagrada bandeira". Ou seja, a resposta é letra c

Perceba, primeiro, foi identificado que o texto é um hino, depois analisado quais os seus objetivos enquanto hino. Então, identificada a resposta.

Confira outra questão:

Enem 2017
Enem 2017
Foto: Brasil Escola

Resposta: A intenção crítica dos quadrinhos é materializada na forma irônica com que a personagem se coloca diante do ambiente virtual, isto é, há o retrato de um indivíduo que se informa por meios digitais e, confirmando o questionamento de sua suposta esposa acerca de seu afastamento, ratifica a crescente conexão on-line que se contrapõe à manutenção de vínculos reais. Ou seja, letra D.

Repare que, novamente, é identificado o gênero do texto, neste caso, uma charge. Em seguida, esclarecido seu objetivo e encontrada a resposta.

Por Tiago Vechi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade