Conheça os principais benefícios de fazer o Enem

Saiba mais sobre todos os benefícios e possibilidades que o Enem pode trazer para você!

5 ago 2017
10h23
atualizado às 10h56
  • separator
  • comentários

Você sabia que pode usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na universidade sem prova de vestibular, conseguir uma bolsa de estudos em instituição privada reconhecida pelo MEC e até financiamento para ajudar a pagar a faculdade particular?

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no País, o Enem cresceu em importância e hoje em dia é a prova mais esperada do ano para milhões de estudantes em todas as regiões do Brasil.

ENEM 2017
ENEM 2017
Foto: Enem virtual

Isso porque fazer o Enem e conseguir uma boa nota abre muitas portas, principalmente em programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior. Quem alcança um bom desempenho no Exame aumenta as chances de ter um futuro melhor e seguir a carreira dos sonhos sem precisar fazer o vestibular.

Conheça alguns dos principais benefícios do Enem!

1. Entrar na universidade pública com o Enem sem fazer vestibular

O Vestibular em universidades públicas não é fácil. Para entrar em alguns dos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o candidato precisa praticamente "gabaritar" as provas e ainda torcer para que os outros concorrentes não tenham ido tão bem assim.

Mas o Vestibular não é a única porta de entrada para uma universidade gratuita. Desde 2010, quem faz o Enem pode tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um processo seletivo totalmente informatizado que classifica os candidatos usando unicamente o desempenho nesse Exame.

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar, basta ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e ter obtido nota maior do que zero na prova de Redação. As universidades participantes podem estabelecer uma nota mínima para concorrer a cada um dos seus cursos.

As inscrições do Sisu são feitas gratuitamente pela Internet e não há limite de renda ou idade para participar.

2. Ganhar uma bolsa de estudos com o Enem em faculdade particular

O sonho de fazer uma faculdade particular de qualidade como bolsista fica muito mais próximo para quem faz o Enem.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros que ainda não tenham um diploma de nível superior. É um processo seletivo totalmente informatizado que utiliza o desempenho no Enem para classificar os candidatos a uma bolsa em universidade privada.

Para tentar uma bolsa do ProUni é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. O Programa tem ainda alguns requisitos de renda e escolaridade. Podem participar estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas (ou como bolsistas integrais de escolas privadas) com renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

As inscrições do ProUni são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e podem ser feitas gratuitamente no site oficial do Programa.

3. Obter financiamento estudantil com o Enem para pagar a faculdade privada

O FIES é o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. Com ele, é possível financiar entre 50% e 100% das mensalidades da faculdade particular a juros baixos, com taxa de 3,4% ao ano.

O estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado. Quem concluiu o ensino médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem com desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. A renda familiar máxima para participar é de 20 salários mínimos.

Professores da rede pública que solicitem o FIES para pagar cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia não precisam comprovar renda nem fazer o Enem.

4. Outros benefícios do Enem

Acha pouco? Pois o Enem ainda oferece outras vantagens , confira:

-Complementar a nota do vestibular para entrar em algumas universidades públicas.

-Fazer a matrícula em faculdades privadas sem precisar fazer prova. Exemplos de faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do ENEM:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

-Obter o certificado de conclusão do ensino médio (nesse caso é obrigatório marcar essa opção ao se inscrever no Enem, ter no mínimo 18 anos completos até o dia da primeira prova e obter o desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação).

-Conseguir intercâmbio universitário ou bolsa de estudos no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras.

Enem virtual

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade