PUBLICIDADE

Confira o resultado do Enem 2017

Assim que passa o turbulento período de provas do Enem, começa a contagem regressiva para a divulgação dos resultados.

31 out 2017 - 14h57
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim que passa o turbulento período de provas do Enem, em que o mundo parece estar de pernas pro ar, começa a contagem regressiva para a divulgação dos resultados.

Comemoração pelo Enem
Comemoração pelo Enem
Foto: Enem virtual

São dois meses de espera entre a última prova, aplicada no dia 12 de novembro, até o resultado, que só sai no começo do ano seguinte.

Assim que isso acontecer, o candidato vai ter correr para garantir participação em um dos processos seletivos que usam a nota do exame - o Sisu, o ProUni e o FIES. Eles abrem logo depois do resultado do Enem e ficam pouquíssimo tempo no ar.

Até lá, o que dá para fazer? Será que tem como descobrir o resultado do Enem antecipadamente, fazendo uma estimativa dos pontos obtidos?

A resposta você vai ver a seguir.

Resultado do Enem 2017

O resultado do Enem 2017 deve sair somente em 19 de janeiro de 2018. Parece muito tempo entre o último dia de provas e a divulgação final (e é mesmo!). Mas essa demora toda tem um motivo.

Pense com a gente: milhões e milhões de estudantes fazem o Enem todos os anos. As provas objetivas são corrigidas automaticamente, mas as redações têm que ser lidas e analisadas uma a uma, por no mínimo dois avaliadores diferentes. Não é moleza dar conta de tanto volume.

Às vezes pode acontecer de as correções terminarem antes do previsto e o resultado do Enem sair antecipadamente - mas nem se anime muito: são só alguns dias mesmo.

Até lá não tem muito o que fazer: o jeito é esperar e arranjar algo para ocupar seu pensamento por pelo menos 60 dias.

Os resultados do Enem trazem as notas individuais que o candidato tirou em cada uma das provas:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

- Redação

- Matemática e suas Tecnologias

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A consulta é individualizada e feita pela página do participante do Enem. Para acessar o boletim de desempenho basta informar o número de CPF e a senha. Não dá para bisbilhotar o desempenho dos outros!

Ah, um detalhe: não perca seu tempo tentando fazer um cálculo antecipado da nota do Enem. O exame usa um complexo sistema de correção que leva em conta a coerência dos acertos e o desempenho dos outros alunos, entre outros fatores.

O que fazer assim que o resultado do Enem 2017 for divulgado?

O Enem, por si só, não é um processo seletivo - sozinho, não concede vaga em lugar nenhum. Por isso você tem que ficar de olho: assim que sai o resultado já começam os sistemas de seleção que usam a nota do exame para distribuir vagas em universidades públicas e particulares por todo o Brasil.

Conheça os processos seletivos que vão usar a nota do Enem 2017 e quando abrem as inscrições:

- Sisu - Sistema de Seleção Unificada: Esse é o maior e mais concorrido processo seletivo que começa logo após a divulgação do resultado do Enem, na segunda quinzena de janeiro. Por ele são distribuídas vagas em universidades públicas de todo o país, inclusive em cursos como Medicina, Direito e Odontologia. A seleção dura menos de uma semana. Para conseguir entrar em grande parte dos cursos é preciso ter uma nota bem alta. Só vai poder participar do Sisu 2018 quem tiver feito o Enem 2017 e não tiver zerado na redação.

- ProUni - Programa Universidade para Todos: Assim que termina o Sisu, no final de janeiro, começa o ProUni, programa que distribui milhares de bolsas de estudos em faculdades particulares por todo o Brasil. Para se inscrever no ProUni 2018 é preciso apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2017, sem ter zerado na redação. O candidato também terá que atender a critérios de renda e formação.

- FIES - Fundo de Financiamento Estudantil: O FIES é o programa do governo federal que financia os estudos universitários a juros baixos e ainda oferece um prazo de pagamento a perder de vista. A seleção abre após sair o resultado do ProUni. Para concorrer o candidato pode ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 (inclusive a de 2017), desde que tenha obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Também é obrigatório se encaixar em um certo perfil de renda para participar.

- Ingresso direto - Com o resultado do Enem 2017 nas mãos você pode concorrer a vagas em universidades particulares sem ter que fazer vestibular. O período de inscrições varia conforme a faculdade. Basta informar a nota obtida em qualquer edição do Enem e, se tiver a pontuação mínima necessária, correr para fazer a matrícula. É fácil assim mesmo!

Onde estudar depois que tiver o resultado do Enem 2017?

Se você vai optar pelo Sisu, poderá tentar vaga nas universidades federais, estaduais, municipais e institutos de educação, ciência e tecnologia que participam do sistema. São mais de 100, espalhadas por todo o Brasil.

Agora, se pensa em garantir um lugar em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação pelo ProUni, pelo FIES ou pelo sistema de ingresso direto, nós temos algumas sugestões bem interessantes para você colocar no radar.

São todas faculdades modernas, com sede em diversas cidades brasileiras, e que têm cursos em todas as áreas de conhecimento. Conheça:

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Resultado do Enem 2017 para usar no segundo semestre de 2018

O Enem 2017 tem apenas uma edição. Por isso não haverá um outro resultado no segundo semestre. Aquele que é divulgado em janeiro vale para o ano todo.

O que pode confundir os candidatos são os processos seletivos que usam a nota do exame. Esses sim, acontecem no primeiro e no segundo semestre.

Dessa forma, dá para usar a nota do Enem 2017 para participar de duas seleções diferentes do Sisu, do ProUni ou do FIES em 2018! São duas chances de conseguir bolsa de estudo em faculdade particular, entrar na universidade pública ou financiar os estudos. O ingresso direto também vale para o segundo semestre.

Está ansioso pelo resultado do Enem 2017? Conte para a gente o que você vai fazer para driblar a angústia da espera!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade