PUBLICIDADE

Como usar a nota do Enem pra ingressar na faculdade

Veja as maneiras diferentes de como a nota do Enem pode ser usada para ingressar em instituições de ensino superior!

9 nov 2018 - 15h59
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o conhecimento dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi ganhando importância ao longo do tempo e hoje é fundamental para participar de programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, tais como:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

, que oferece vagas em universidades públicas

Programa Universidade para Todos (ProUni)

, que concede bolsas de estudo em faculdades particulares

FIES

, o financiamento estudantil a juros baixos

O desempenho no Enem também pode ser utilizado para complementar a nota do vestibular tradicional ou mesmo para substituir as provas em processos seletivos de faculdades privadas.

É importante lembrar que estudantes com menos de 18 anos que não estão cursando ou não cursaram o terceiro ano do ensino médio não podem usar a nota do Enem para entrar na universidade. O edital do Enem reforça que esses participantes devem estar cientes de que o desempenho que obtiverem Exame servirá apenas para "fins de autoavaliação de conhecimento".

Veja as maneiras diferentes de como a nota do Enem pode ser usada para ingressar em instituições de ensino superior:

Enem como complemento do Vestibular

A nota do Enem pode ser usada para complementar seu desempenho no vestibular tradicional. É o caso de algumas universidades públicas bastante concorridas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras.

As regras variam bastante de acordo com a instituição de ensino superior, assim como o cálculo da pontuação. Consulte o edital do Vestibular para entender como você poderá usar sua nota do Enem no processo seletivo da faculdade em que você pretende ingressar.

Enem para ingresso direto

São diversas as universidades particulares que oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como forma de ingresso em todo o Brasil. As regras variam de acordo com cada faculdade. Algumas  exigem desempenho mínimo nas provas objetivas e na Redação, mas para outras basta não ter zerado no Exame.

Como você vai usar sua nota do Enem para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade