PUBLICIDADE

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Com inscrições duas vezes por ano, o ProUni usa a nota do Enem para selecionar os candidatos por meio de um sistema totalmente informatizado

25 jan 2018 - 22h02
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O ProUni é o Programa Universidade para Todos, uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsas de estudo em universidades particulares. As bolsas do ProUni podem ser parciais (o aluno só paga a metade da mensalidade) ou totais (o aluno não paga nada).

Com inscrições duas vezes por ano, o ProUni usa a nota do Enem para selecionar os candidatos por meio de um sistema totalmente informatizado. A participação no ProUni é gratuita e são várias opções de curso em todas as regiões do Brasil.

Saiba como entrar  no ProUni com a nota do Enem:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem?

O ProUni é dividido em duas etapas:

1) Processo Regular:é a primeira fase da seleção. Para participar, é obrigatório ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano imediatamente anterior, ter obtido pelo menos 450 pontos na média das quatro provas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza) e acima de zero na redação.

2) Processo de Bolsas Remanescentes: é a segunda fase do programa, que acontece para preencher as vagas que possam ter sobrado depois de encerradas as matrículas dos aprovados na primeira fase. As regras de participação mudam um pouco, ficam mais flexíveis.

Podem se tentar uma vaga na fase de bolsas remanescentes:

- Candidatos que se inscreveram na mesma edição do ProUni, mas não conseguiram vaga na primeira fase.

- Professores da rede pública que exercem o magistério na educação básica e pretendem conseguir vaga para cursos de licenciatura (esses não precisam ter feito o Enem ou comprovar renda, participam de um processo à parte).

- Pessoas que tenham participado do Enem a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas quatro provas e nota acima de zero na redação.

Antes de tentar entrar no ProUni usando a nota do Enem, é importante verificar se você também cumpre as outras exigências do Programa. Só podem participar estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior e se encaixem em pelo menos uma das situações a seguir:

- Cursou o ensino médio completo em escola pública.

- Cursou o ensino médio completo em escola partícula como bolsista integral.

- Cursou uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola particular como bolsista integral.

- É pessoa com deficiência.

- É professor efetivo de escola pública de educação básica concorrendo a bolsa em curso de licenciatura (nesse caso está liberado de comprovar requisitos de renda).

Se você cumpriu pelo menos uma das condições acima, precisa verificar se atende os requisitos de renda. Para participar do ProUni, a renda mensal familiar bruta por pessoa não pode ultrapassar os três salários mínimos. Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos.

O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%). É a renda familiar que determina se você vai conseguir uma bolsa parcial ou integral. Funciona assim:

- Bolsas integrais: podem concorrer aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

- Bolsas parciais: podem concorrer aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal acima de um salário mínimo e meio e até três salários mínimos por pessoa.

Como funciona a inscrição do ProUni com a nota do Enem

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, acessando o portal oficial do ProUni.

Para participar da seleção principal do ProUni, você precisa usar o mesmo número de inscrição e a mesma senha de acesso que recebeu quando fez o Enem do ano anterior. Se você esqueceu da senha do Enem, não tem problema. No própria tela de inscrição do ProUni existe um botão para clicar e recuperar a senha do Enem. Basta seguir as orientações do sistema.

Para participar da segunda fase do ProUni, quando abrem as inscrições para bolsas remanescentes, o candidato precisa se cadastrar no site do programa com seu CPF e criar uma senha, entrar no sistema e preencher seus dados para a inscrição.

Como o Enem é usado para conseguir vaga no ProUni?

O ProUni é um processo seletivo informatizado que recupera todas as notas do Enem dos candidatos inscritos. É um sistema automático e você não precisa digitar suas notas, apenas o número de inscrição e senha.

Para selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que querem bolsa para a mesma vaga (na mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

Quando acontece empate, com dois ou mais candidatos que tiveram a mesma pontuação no Enem concorrendo à mesma vaga, o sistema do ProUni usa dá prioridade para aquele que teve a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, o sistema classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do ProUni são, nesta ordem:

Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias

Não fiz o Enem, posso entrar no ProUni?

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é condição obrigatória para participar do ProUni.

Para a primeira opção, o candidato precisa ter feito o Enem do ano imediatamente anterior, com média de 450 pontos nas quatro provas e nota acima de zero na redação. Já para tentar uma vaga no processo de bolsas remanescentes, é possível se inscrever tendo feito qualquer exame do Enem a partir de 2010 (exceto professores da rede pública concorrendo a uma bolsa remanescente de licenciatura).

Faculdades que participam do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) faz uma seleção rigorosa das faculdades que podem oferecer vagas no ProUni. Somente universidades reconhecidas e bem avaliadas podem participar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que costumam participar do ProUni:

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

E você? Vai tentar uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade