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Dia da Escola: ciência na prática e sustentabilidade em escola do PR

Neste Dia da Escola, conheça o clube formado por estudantes do interior paranaense que desenvolve projetos sustentáveis no ambiente escolar.

15 mar 2024 - 07h00
(atualizado às 21h07)
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O Dia da Escola é celebrado neste 15 de março. A data é uma homenagem à instituição escolar que possibilita a formação na educação básica, bem como reforça o direito à educação para todas as pessoas.

Na escola, os estudantes aprendem diversos tipos de conhecimentos e desenvolvem habilidades cognitivas essenciais para sua formação. Iniciativas científicas têm sido aplicadas em projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes com orientação dos professores. Nesses trabalhos, criam-se tecnologias úteis para a comunidade. 

No interior do Paraná, na cidade de Londrina (PR), o Clube de Ciências do Colégio Estadual Machado de Assis envolve a comunidade escolar para desenvolver trabalhos sustentáveis e colocar o aprendizado em prática.

O Brasil Escola conversou com os profissionais envolvidos na iniciativa que busca enfatizar o protagonismo de crianças e jovens no processo de aprendizagem. 

Ciência em prática no ambiente escolar

O Clube de Ciências é uma iniciativa do Colégio Estadual Machado de Assis de Londrina (PR). O projeto começou pelo interesse de estudantes entusiastas por ciências e inovação, e assim o clube recebeu o apadrinhamento de professores, conta Giulio Wilgner Ferreira, educador que idealizou as atividades experimentais do clube.

O objetivo do clube é desenvolver habilidades científicas baseadas na criatividade, resolução de problemas do dia a dia, na sustentabilidade, como também no bem-estar social, afirma o diretor Edmar Lorenson.

Giulio explica, no vídeo abaixo, como funciona o Clube de Ciências:

As atividades são realizadas três vezes por semana no horário do almoço, das 12h20 às 12h50. Os estudantes trabalham em duplas ou trios, de acordo com os temas de seus interesses. Dessa forma, os projetos de pesquisa são desenvolvidos com diálogo e orientação contínua dos professores.

Na disciplina de Projeto de Vida, do ensino integral do colégio, os estudantes discutem sobre os aspectos profissionais e compartilham seus interesses na escolha de um curso superior. Para o Clube de Ciência, participam aqueles que se interessam em áreas profissionais, científicas e laboratoriais.

Com isso, os projetos do clube são direcionados para a Biomedicina, Química, Física e Farmácia. Os trabalham começam com a leitura e discussão de artigos científicos sobre determinados temas. Dessa forma, os próprios estudantes decidem o que querem trabalhar.

Após os debates dos artigos, são aplicadas as metodologias científicas na prática para atingir os objetivos definidos em cada projeto. Assim, as atividades experimentais com o manuseio de equipamentos específicos são realizadas junto à coleta de dados e procedimentos para garantir a confiabilidade dos resultados.

Para a estudante Giovana Misaki, a participação no clube é enriquecedora e divertida.

"Pude me envolver em todas as etapas do trabalho. Da pesquisa e identificação da situação problema, até a elaboração da hipótese e o desenvolvimento dos aparatos experimentais. Outro detalhe fundamental e que tanto colabora com minha formação foi que participei de várias atividades extras, como trabalho de divulgação científica, participação em eventos e publicação de anais"

Giovana Misaki, estudante

Como forma de compartilhar o que está sendo feito no Clube de Ciências, os estudantes participam de diferentes eventos, como a FBIC em Santa Catarina e o Encontro de Atividade Científica de Londrina. 

Projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Clube de Ciências

Confira alguns dos projetos sustentáveis criados pelos estudantes participantes do Clube de Ciências:

  • Nanopartícula de prata revestida com óleo essencial de alecrim e limão, que tem propriedades antibacterianas;

  • Nanopartícula de sílica voltada para o encapsulamento de medicamento;

  • Bioplástico de baixo custo utilizando amido e vinagre, conduzido por eletrólise de grafite.

Destilador, desenvolvido no clube, realiza a extração de óleos essenciais de limão e alecrim.
Destilador, desenvolvido no clube, realiza a extração de óleos essenciais de limão e alecrim.
Foto: Divulgação. / Brasil Escola

Formado por um grupo composto somente por meninas, o projeto de produção do bioplástico de amido e vinagre foi vencedor na categoria Cidade Inteligente no IDEATHON Paraná 2023. A premiação enaltece projetos inovadores e científicos desenvolvidos por estudantes do estado.  

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um princípio que busca o equilíbrio entre o que se tem de recursos naturais com a exploração deles realizada pela sociedade, conceitua a professora Rafaela Sousa neste artigo.

O objetivo é manter um equilíbrio, garantindo a preservação do meio ambiente e o que ele pode disponibilizar junto à qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, iniciativas sustentáveis são aquelas que agem em usos alternativos dos recursos que prezam por sua preservação, evitando dessa forma seu esgotamento na natureza, explica a educadora. 

Por Lucas Afonso

Jornalista 

Brasil Escola
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