PUBLICIDADE

De Obama a Madonna: famosos viram autores de livros infantis

Na véspera do Dia Nacional do Livro, o Terra lista dez celebridades que já escreveram livros infantis

17 abr 2015 - 08h29
(atualizado às 08h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem não lembra da boneca falante de cabelos amarelos e vermelhos e sua amiga de nariz arrebitado, do boneco feito de sabugo de milho e da cozinheira famosa por seus bolinhos de chuva? Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e Tia Nastácia são todos personagens de “O Sítio do Picapau Amarelo”, criado por um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira, Monteiro Lobato. E é no dia 18 de abril, data que marca o nascimento do autor, que se comemora no Brasil o Dia do Livro Infantil.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Para lembrar a data e propor sugestões aos pais preocupados em incentivar a leitura desde a infância, preparamos uma lista com dez celebridades que deixaram de lado suas principais funções, mesmo que só por um tempinho, para mergulhar no mundo repleto de histórias e lições da literatura infantil.

Barack Obama

O presidente norte-americano se inspirou em suas duas filhas, Sasha e Malia, que aparecem na ilustração de capa do livro, para escrever a obra destinada às crianças a partir de 3 anos. A obra intitulada “Of Thee I Sing: A Letter to My Daughters” (Sobre Eles Eu Canto: Uma Carta às Minhas Filhas”, em tradução livre) foi lançada em 2010. Segundo o responsável pela publicação de livros infantis da editora Chip Gibson, a história “celebra as características que unem todos os americanos, o potencial para realizar nossos sonhos e construir os nossos próprios caminhos”.

Foto: Wikipédia

Pharrell Williams

O primeiro livro infantil do cantor vai se chamar "Happy", inspirado na música de mesmo nome feita para trilha sonora do filme "Meu Malvado Favorito 2". Williams vai lançar uma série de quatro obras para crianças, em parceria com a editora norte-americana Putam Books for Young Readers. Segundo jornais americanos, a tiragem será de 250 mil exemplares. O lançamento está previsto para o dia 22 de setembro, nos Estados Unidos. As páginas da publicação trarão fotos de crianças do mundo todo celebrando a felicidade.

Foto: Wikipédia

Rita Lee

Durante a infância de seus filhos, a cantora escreveu uma série de livros infantis intitulada “Dr. Alex”, em que acompanha um ratinho branco que Rita adotou para eles. As histórias contam as aventuras de um cientista que virou rato. A ideia da trama foi inspirada nas histórias que a rainha do rock no Brasil contava aos filhos, antes de dormir.

Foto: Wikipédia

Madonna

Outra estrela que também se inspirou na infância de seus filhos foi Madonna. A cantora, que escreveu a historia para sua filha mais velha, Lourdes, desvenda a trajetória de quatro crianças de 11 anos que lidam com a inveja que sentem de outra menina da vizinhança. Lançado em 2003, o livro faz parte de uma série de outras cinco obras escritas por ela, destinadas às crianças com mais de seis anos. Ícone do pop, Madonna inovou no lançamento da publicação, intitulada "As Rosas Inglesas”, que já saíram das gráficas traduzidos em 30 idiomas diferentes.

Foto: Wikipédia

Keith Richards

Estrela do rock ‘n roll, o guitarrista da banda Rolling Stones, lançou no ano passado um livro infantil em que trata da relação que tinha com seu avô, Augustus Theodore Dupree, intitulado “Gus & Me: The story of my granddad and my first guitar" ("Gus & Eu: a história de meu avô e da minha primeira guitarra", em tradução literal). De acordo com Richards, Dupree foi quem o presenteou com sua primeira guitarra ainda na infância.

Foto: Wikipédia

Jerry Seinfeld

Inspirado pelas típicas comemorações norte-americanas, o comediante lançou o livro infantil “Halloween”, em 2002. A obra é indicada para crianças de 6 a 9 anos. Seguindo a linha infantil, a esposa do humorista, Jessica Seinfeld, lançou em 2008 a obra “Deliciosos e Disfarçados - Como Tornar a Alimentação do seu Filho Saudável Sem que Ele Perceba”, com dicas para os pais de como melhorar a refeição dos pequenos.

Lázaro Ramos

Baseado em sua infância, o ator lanço o livro infantil “A Velha Sentada”, em que conta a história de uma menina muito desanimada. Quando uma vizinha da personagem afirma que parece ter uma velha sentada na cabeça da garota, a menina resolve investigar os próprios pensamentos. Lázaro traz personagens inspirados em parentes e amigos, como o afilhado dele, Aladê, que é citado na história.

Foto: Wikipédia

Ricky Martin

O cantor integra o grupo de celebridades que se aventuraram pelo universo da literatura infantil. Em 2013, Martin lançou “Santiago, el Soñador entre las Estrellas”, em que conta a história de um menino que deseja fazer parte de uma peça teatral do colégio e do pai que acredita no potencial do garoto. As ilustrações são da artista espanhola Patricia Castelao.

Chico Buarque

O músico brasileiro fala sobre o medo em seu livro infantil “Chapeuzinho Amarelo”. Destinado às crianças de 5 a 8 anos, a obra acompanha a história de Chapeuzinho, uma menina que sente medo do medo e busca superar inseguranças e encontrar as alegrias da vida.

Foto: Wikipédia

Julianne Moore

A atriz norte-americana estreou na literatura infantil com a história de uma menina ruivinha que precisa lidar com o valentão da escola. Intitulado “Morango Sardento”, o livro foi traduzido por outra atriz, desta vez brasileira, Fernanda Torres. Depois da estreia, Julianne publicou mais dois livros que continuam acompanhando a trajetória da mesma personagem, além de lançar um quarto livro infantil, chamado “My Mom Is a Foreigner, But Not Me” (“minha mãe é estrangeira, mas eu não”).

Foto: Wikipédia
Aluno encontra livros escolares jogados no lixo :

Superlotação e falta de material didático dificultam trabalhos nas escolas:

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade