PUBLICIDADE

Conheça a condutora de trens mais veterana do mundo e que trabalha aos 81 anos

Norte-americana Helen Antenucci conduz trens há cerca de três décadas em Boston, nos EUA, e não faz planos para se aposentar

19 jun 2024 - 17h18
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Com 81 anos de idade, Helen Antenucci (EUA) é oficialmente a operadora ferroviária mais antiga do mundo.
Com 81 anos de idade, Helen Antenucci (EUA) é oficialmente a operadora ferroviária mais antiga do mundo.
Foto: @GWR via Instagram / Estadão

O Guinness, Livro dos Recordes, entregou o título de condutora de trens mais veterana do mundo à norte-americana Helen Antenucci, de 81 anos. Ela conduz há cerca de três décadas os veículos da linha azul do Massachusetts Bay Transportation Authority, que opera no nordeste de Boston, nos Estados Unidos.

O título foi solicitado por um colega de Helen sem o seu conhecimento. "Não sei o motivo de tanto alvoroço. Eu me levanto todos os dias e faço o que amo fazer. Não são muitas pessoas que podem dizer isso na minha idade", explicou a recordista em uma publicação do Guinness.

A condutora se tornou uma presença constante na vida dos passageiros, que esperam para embarcar no seu trem diariamente. "Conheci muitos deles ao longo dos anos. Eles pegam o trem para ir e voltar do trabalho ou da escola todos os dias. Eu me sinto bem quando posso levá-los rapidamente e com segurança para onde precisam ir", disse Helen para o Guinness.

A condutora começou sua carreira como condutora de trem em 1995, aos 53 anos. "Eu tinha cinco filhas", contou ela. "Foi uma maneira de sair de casa e ter um pouco de paz e tranquilidade."

Após alguns meses de treinamento para operar o sistema ferroviário, a norte-americana começou a conduzir os trens, sob a supervisão de um instrutor.

Mulheres nos trens

Mesmo havendo poucas operadoras no início, Helen nunca encontrou discriminação por parte de colegas ou passageiros. "Fazia meu trabalho bem e ganhei meu lugar na empresa", explicou.

A operadora de trens mais antiga do mundo não faz planos para se aposentar.
A operadora de trens mais antiga do mundo não faz planos para se aposentar.
Foto: @GWR via Instagram / Estadão

A condutora estima que as mulheres agora compõem cerca de 40% de todos os funcionários da empresa.

Embora esteja prestes a completar 82 anos, Helen não faz planos de se aposentar. "Vou levar meus passageiros para onde eles precisam ir até que minha empresa me diga que não posso mais, mas não vejo isso acontecendo tão cedo", conta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade