PUBLICIDADE

Concurso Nacional Unificado: como funciona a prova de títulos do 'Enem dos Concursos'

Avaliação de títulos será realizada somente para alguns cargos; candidatos deverão enviar documentos no período de 29 de junho a 1º de julho

17 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Concurso Público Nacional Unificado tem Prova de Títulos para alguns cargos. Nesta etapa, os candidatos deverão apresentar diplomas e certificados que comprovam as suas formações acadêmicas e experiências profissionais.
Concurso Nacional Unificado tem Prova de Títulos: saiba como funciona essa etapa
Concurso Nacional Unificado tem Prova de Títulos: saiba como funciona essa etapa
Foto: Freepik

O Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como 'Enem dos concursos', tem uma série de etapas. Uma delas é a Prova de Títulos, que será realizada somente para alguns cargos. 

Essa etapa acontecerá depois das provas objetivas, de conhecimentos gerais e específicos, e das provas discursivas. Mas você sabe exatamente o que é a Prova de Títulos e como funciona essa fase?

O Terra esclarece essas e outras dúvidas sobre o assunto a seguir. Confira!

O que é a Prova de Títulos?

A Prova de Títulos é a etapa em que os candidatos devem apresentar os seus "títulos", ou seja, os diplomas e certificados que comprovam as suas formações acadêmicas e experiências profissionais. Os editais do Concurso Nacional Unificado especificam por cargo os títulos que poderão ser apresentados, entre eles:

  • Diploma de graduação;
  • Diploma de pós-graduação;
  • Atuação profissional em alguma área, entre outros.

Além disso, é informada a pontuação atribuída para cada um desses títulos. 

Quais cargos terão a Prova de Títulos?

No Concurso Nacional Unificado, não são todos os cargos que serão submetidos à avaliação de títulos. É necessário verificar em cada edital quais são os cargos que participarão dessa etapa. 

No edital do Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharia, por exemplo, alguns cargos que têm a Prova de Títulos são o de arquiteto e engenheiro da Advocacia Geral da União (AGU), e o de especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Confira um exemplo:

Prova de Títulos para o cargo de Arquiteto na AGU
Prova de Títulos para o cargo de Arquiteto na AGU
Foto: Reprodução/Fundação Cesgranrio

Veja outros cargos que farão essa prova em cada edital do concurso:

Como funcionará a Prova de Títulos?

A Prova de Títulos do Concurso Nacional Unificado tem caráter classificatório, ou seja, ela definirá a posição do candidato na lista final de aprovados. Nesta etapa, estão em jogo no máximo dez pontos, ainda que a soma dos valores dos documentos apresentados seja superior a esse valor.

Nenhum candidato é desclassificado por não apresentar os títulos. No entanto, os participantes que entregarem corretamente os documentos pedidos receberão pontos que serão acrescentados na nota final. Quem não apresenta ou não envia os títulos na forma e prazo estabelecidos, por sua vez, recebe nota zero, e continua somente com a pontuação obtida nas etapas anteriores do concurso.

Os candidatos habilitados na prova discursiva serão convocados para enviar os títulos previstos no período de 29 de junho a 1º de julho de 2024. A avaliação será feita pela banca examinadora do concurso, que é a Fundação Cesgranrio.

Os títulos deverão ser enviados de forma on-line, no formato de imagem do documento original ou cópia autenticada, frente e verso, conforme orientações que constarão na página oficial do Concurso Nacional Unificado.

Sobre o 'Enem dos Concursos'

O Concurso Público Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em 21 órgãos diferentes, com remunerações que partem de R$ 4.008,24 e podem chegar a R$ 22,921,71.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos, manhã e tarde, da seguinte forma:

• Matutino - 2h30 de prova

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e prova discursiva de conhecimento específico do bloco.

  • Nível médio: provas objetivas (20 questões) e redação.

• Vespertino - 3h30 de prova

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões)

  • Nível médio: provas objetivas (40 questões)

Quais são as etapas de seleção do Concurso Nacional Unificado? Quais são as etapas de seleção do Concurso Nacional Unificado?

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

  • Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024

  • Aplicação das Provas: 05/05/2024

  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024

  • Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024

  • Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade