PUBLICIDADE

Conheça as 5 principais bancas organizadoras dos concursos públicos

Especialista explica quais são as características de cada uma, e o que pode fazer a diferença em seu processo de estudo

24 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Especialista explica quais são as cinco principais e o perfil de cada e que podem fazer a diferença em seu processo de estudo
Especialista explica quais são as cinco principais e o perfil de cada e que podem fazer a diferença em seu processo de estudo
Foto: Reprodução/Getty Images

Os concursos públicos são uma das apostas para quem deseja ter estabilidade financeira e crescer na carreira com a segurança da carreira pública. Para atingir esse objetivo, os candidatos se dedicam o máximo de tempo possível, e muitos até passam a viver integralmente para a preparação. 

Mas existe uma informação que pode fazer toda a diferença no desempenho do candidato no concurso público: a banca da seleção. Essas entidades são as responsáveis pela elaboração, divulgação e organização dos processos seletivos dos concursos

"Quando se fala de bancas examinadoras em concursos públicos, é possível ter características gerais de cada uma delas, sempre levando em consideração que, a depender do órgão contratante e do cargo, a banca pode modificar seu perfil de questões", explica Marco Antônio Araújo Junior, presidente da Associação de Apoio aos Concursos e Exames (Aconexa) e diretor do Meu Curso Educacional. 

Por esse motivo, ele acrescenta, é fundamental que o candidato sempre avalie o conteúdo do edital e conheça as provas anteriores daquela banca. De preferência, as provas que foram aplicadas para as mesmas carreiras. 

Confira a seguir quais são as principais bancas organizadoras de concursos públicos e quais são suas características!

1. Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma das maiores do país, a Fundação Getúlio Vargas já fez processos seletivos para o Senado Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, entre outros órgãos públicos. De acordo com Marco Antônio, a sua principal característica é a exigência de alta capacidade de interpretação do enunciado e das alternativas. 

O professor ainda lista outras características da FGV:

  • Costuma avaliar o raciocínio lógico apurado dos candidatos;
  • Traz questões que costumam ser vistas como complexas, geralmente com enunciados longos;
  • Costuma verticalizar o edital, exigindo a maior quantidade de temas, mesmo que com isso reduza um pouco o número de questões para determinados assuntos;
  • Nas questões dissertativas costuma incluir temas contemporâneos, associados a economia, política e humanidades.

2. CEBRASPE

O antigo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE), atualmente chamado de Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), está entre as bancas mais temidas pelos candidatos. O motivo? O modelo que adotou para as provas objetivas.

"A metodologia de CERTO/ERRADO, que acaba premiando os candidatos que acertam mais questões e gerando prejuízo àqueles que erram, dificulta o famoso 'chute'. Isso porque, em regra, a cada questão errada a banca costuma desconsiderar uma questão correta do candidato", explica Marco Antonio.

Outras características:

  • A banca não tem o costume de dividir a prova em blocos de disciplinas, ou seja, as questões costumam se apresentar misturadas e com temas inter e multidisciplinares;
  • Banca adota o modelo tradicional de questões objetivas com múltipla escolha;
  • Prova é cansativa, por exigir muita interpretação em textos longos e com enunciados confusos;
  • Usa "pegadinhas" para diferenciar a questão correta da incorreta.  

A instituição já cuidou de processos seletivos para a Anatel, Anvisa, Banco Central, Abin e entre outros. 

3. Fundação Carlos Chagas (FCC)

Esta é uma banca "bem falada" pelos concurseiros, aponta Marco Antônio. O motivo, segundo ele, é que a Fundação Carlos Chagas se destaca pela organização e transparência de seus editais e de suas provas. A instituição atua na área jurídica e nos concursos de Tribunais.

Confira algumas características da banca FCC:

  • Questões bem elaboradas, com bom nível de dificuldade;
  • Prova cobra conhecimento da "letra da lei", embora já tenha introduzido questões relativas à jurisprudência e que fogem do "decoreba";
  • Banca não costuma usar "pegadinhas" nas questões de prova;
  • Preferência por avaliar capacidade de raciocínio e aplicação direta da teoria em situações práticas; 
  • Provas discursivas priorizam a capacidade de comunicação e atualização do candidato, entrando em temas da atualidade.

4. Fundação Vunesp

Mais presente no Estado de São Paulo, a Fundação Vunesp é considerada uma banca tradicional e realiza concursos bem amplos em termos de nível de escolaridade e áreas. O mesmo vale para as instituições que atende: municipais e estaduais, do Executivo e do Judiciário. 

O professor Marco Antônio lista as características da Fundação Vunesp:

  • Prova cansativa, as questões objetivas apresentam enunciados longos, quase sempre com situações hipotéticas;
  • Apresenta nível médio de complexidade, não se comparando com questões da FGV ou do CEBRASPE;
  • Banca tem perfil consniderado previsível pelos candidatos, pois replica questões e temas de provas passadas;
  • Explora bastante o "texto de lei", quando o concurso envolve carreiras jurídicas;
  • Nas questões dissertativas, a banca exige redação argumentativa de temas atuais e relevantes para a sociedade; os examinadores avaliam as regras cultas da língua portuguesa.

5. Fundação CesgranRio

A Fundação CesgranRio atua no mercado de concursos públicos há mais de 40 anos, e acumula certames nacionais e regionais em seu portfólio, em especial na área da educação. Atualmente, é a responsável pela realização do Concurso Nacional Unificado, que tem sido chamado de "Enem dos Concursos", além dos processos seletivos da Petrobrás e Banco do Brasil, entre outros. 

O professor Marco Antônio lista as seguintes características da banca:

  • Questões mais curtas e objetivas;
  • Cobra a maior quantidade possível de conteúdos entre aqueles previstos no edital; 
  • Dá peso a temas, a depender do cargo e da atividade; importante ler com cuidado os editais dos concursos;
  • Banca não costuma fazer "pegadinhas" nas provas, e prinvilegia a lógica interpretariva do enunciado e das alternativas.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade