PUBLICIDADE

Como vai funcionar o 'Enem dos Concursos'? Veja oito perguntas e respostas

Cerca de 2,1 milhões de candidatos realizam as provas no domingo, dia 5 de maio

2 mai 2024 - 10h05
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Assim como no Enem (foto da edição 2023), organizadores prometem ser pontuais com horário de entrada para as provas do Concurso Nacional Unificado, que acontecem no dia 5 de maio, próximo domingo
Assim como no Enem (foto da edição 2023), organizadores prometem ser pontuais com horário de entrada para as provas do Concurso Nacional Unificado, que acontecem no dia 5 de maio, próximo domingo
Foto: Taba Benedicto/ Estadao / Estadão

As provas para o Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos", acontecem no próximo domingo, dia 5 de maio. Dados do governo federal indicam que são 2,14 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas.

Os cargos são para 21 órgãos diferentes, e as vagas são efetivas. As provas serão aplicadas em 75.730 salas distribuídas em 3.655 locais de 228 municípios diferentes do país. Confira abaixo perguntas e respostas sobre o assunto.

1. Qual é o dia da prova, horários de abertura dos portões e das provas?

As provas acontecem no dia 5 de maio, no próximo domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e fechados às 8h30. As provas começam a ser aplicadas às 9h e terão duração de duas horas e meia. No período da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h. As provas começam a ser aplicadas às 14h30 e os candidatos terão três horas e meia para as respostas. Nas duas provas, o tempo de permanência mínimo é de duas horas. Se o candidato sair antes, será desclassificado.

2. Como fico sabendo o local onde devo realizar os testes?

Para conferir o seu local da prova, acesse a área do candidato no mesmo site em que você fez a sua inscrição. Lembrando que é necessário acessar com o login e senha da conta gov.br. Ao acessar, será possível verificar o cartão de confirmação, com informações sobre o horário, local e número da inscrição. Apesar de não ser obrigatório, é recomendável levar o cartão impresso no dia da prova.

Quais são as modalidades de contratação no serviço público? Quais são as modalidades de contratação no serviço público?

3. O que pode e o que não pode ser levado no dia da prova?

Permitido:

  • caneta preta transparente;
  • alimentos, desde em embalagens lacradas, e água, mas só em garrafa transparente;
  • telefone celular (ele deverá ficar desligado e guardado em envelopes porta-objetos que serão fornecidos pela Fundação Cesgranrio, a organizadora do certame).

Proibido:

  • relógios;
  • óculos escuros;
  • acessórios tais como chapéu, boné, gorro ou protetores de ouvido;
  • equipamentos eletrônicos.

4. Quais são os documentos a serem apresentados no dia da prova?

O candidato deverá levar no dia da prova o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso, e o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas.

5. Posso levar apenas documentos digitais?

Sim. Documentos digitais, com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais podem ser apresentados. Entretanto, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala, já que não poderá entrar com o aparelho, que ficará desligado e em um envelope.

6. Posso ficar com o cartão de provas e gabarito ao término das provas?

Não., Apesar de ser permitido em outras provas, no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) os candidatos não poderão levar os cadernos de provas, em nenhum dos dois turnos. É vetado ainda fazer anotações nos gabaritos das questões no cartão. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos alega questões de segurança, já que demandaria à organização verificar se o que está escrito não é algum tipo de "cola". Quem fizer anotações será eliminado da prova, diz o ministério.

7. Quando sai o resultado?

Pelo cronograma dos editais, a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação serão divulgados no dia 3 de junho próximo. Já a divulgação final com os resultados, em 30 de julho.

8. Quando os aprovados começam a trabalhar?

O início da convocação para posse e cursos de formação ocorre a partir de 5 de agosto deste ano.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade