Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caminho da Capacitação: programa leva qualificação profissional gratuita a diversas regiões do Estado

Com mais de 5 mil alunos capacitados, o programa está com inscrições abertas na região de São José do Rio Preto

31 out 2025 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Fundo Social de São Paulo

Com foco na geração de renda, empreendedorismo e inclusão social, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Social de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos do 11º ciclo do programa Caminho da Capacitação, que atenderá 14 municípios da região de São José do Rio Preto. A iniciativa leva salas de aula  itinerantes e adaptadas a diferentes cidades do Estado com objetivo de ampliar o acesso à qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa, que já formou mais de 5 mil alunos e passou por 118 municípios paulistas, está atualmente com o 10º ciclo em andamento na região de Araçatuba, e segue avançando por novas regiões a cada etapa.

A iniciativa oferece cursos de curta duração nas áreas de gastronomia, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, manutenção, soldagem e cuidados com pets. As formações são divididas em três períodos - manhã, tarde e noite - e acontecem dentro de carretas adaptadas como salas de aula, totalmente equipadas, garantindo acessibilidade e conforto aos alunos.

Nesta etapa, as carretas-escola estarão presentes nos municípios de: Bálsamo, Bady Bassit, Guapiaçu, Icém, Ipiguá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Onda Verde, Orindiúva, Paulo de Faria, Palestina, São José do Rio Preto e Tanabi. As aulas terão início em 3 de novembro.

Foto: Divulgação/Fundo Social de São Paulo

A proposta é simples e eficaz: levar o curso até o aluno e não o contrário. A mobilidade das carretas permite que regiões mais afastadas dos centros urbanos recebam capacitação de qualidade, com formações práticas e teóricas ministradas por especialistas do Centro Paula Souza. Ao final dos 10 dias de curso, os participantes recebem certificação oficial, reconhecida no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação/Fundo Social de São Paulo

O Caminho da Capacitação é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, beneficiários de programas sociais, mulheres chefes de família e jovens a partir de 16 anos. Ao todo, o programa já passou por 118 municípios gerando oportunidades reais de transformação para mais de 5 mil alunos formados durante os ciclos de capacitação.

Em outubro, o programa segue em andamento na região de Araçatuba, onde as aulas do 10º ciclo já começaram, enquanto novas inscrições estão abertas para os cursos em 14 municípios na região de São José do Rio Preto.

Mais do que ensinar uma nova profissão, a iniciativa busca promover autonomia financeira e inclusão social. Com uma abordagem prática e voltada para as necessidades do mercado, os cursos são planejados para gerar resultados concretos: seja uma nova fonte de renda, a conquista de um emprego ou o início de um pequeno negócio.

Como funciona

Percorrendo as cidades que recebem o programa, as carretas do projeto ficam estacionadas em pontos determinados durante 15 dias para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam fazer os cursos gratuitamente e obter certificação.

Foto: Divulgação/Fundo Social de São Paulo

As formações combinam aulas de teoria e prática. No curso de gastronomia e reaproveitamento de alimentos, por exemplo, os alunos aprendem a utilizar integralmente os ingredientes, transformando partes que seriam descartadas em novas receitas.

Como se inscrever?

Para se inscrever, basta acessar o site  https://www.cursofussp.sp.gov.br/ com RG, CPF e comprovante de residência em mãos, e, em seguida, preencher o formulário.

Em caso de dificuldade, o interessado pode procurar o Fundo Social de Solidariedade do seu município ou a prefeitura local para receber orientação.

Combate à pobreza e capacitação

O Caminho da Capacitação também faz parte do programa Superação SP, política pública do Governo do Estado que tem como objetivo retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026, promovendo acesso à renda, emprego e capacitação. Nesse sentido, o projeto se alinha às frentes de combate à pobreza e capacitação, focado na autonomia e no desenvolvimento social das pessoas.

Com a união de forças do Qualifica SP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa amplia o alcance e a diversidade das formações, abrindo portas para que cada vez mais pessoas conquistem independência financeira, valorizem seus talentos e transformem sua própria realidade e a de suas famílias.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade