PUBLICIDADE

Aniversário de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos

Saiba um pouco mais sobre a história e as características geográficas da cidade de Porto Alegre

26 mar 2024 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Alegre completa, hoje (26), 252 anos. A cidade foi oficialmente fundada em 26 de março de 1772. Entretanto, em 1752, já tinham chegado famílias vindas de Portugal.

Posteriormente, vieram pessoas de todos os cantos do mundo e, atualmente, a capital gaúcha conta com mais de 1,4 milhão de habitantes. Porto Alegre foi palco de grandes eventos históricos da história brasileira, desde batalhas intensas até a industrialização marcante do século XX. Veja mais sobre Porto Alegre!

Rio Guaíba, Porto Alegre.
Rio Guaíba, Porto Alegre.
Foto: Wikicommons / Brasil Escola

História de Porto Alegre

Porto Alegre se tornou a capital da região em 1773. 50 anos depois, em 1824, a imigração para Porto Alegre se intensificou e a cidade viu chegar milhares de alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses.

Este movimento ajudou na construção do caráter cosmopolita que a cidade tem hoje. 

Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha foi uma guerra que durou 10 anos entre os gaúchos e estancieiros contra o Império Brasileiro. O início dos desentendimentos entre os grupos começou por conta da taxação do charque (carne seca) que vinha do Rio Grande de Sul.

Essa disputa se somou a outras situações, como a circulação de ideias republicanas na província. Em 1835, houve o estopim e aconteceram as primeiras batalhas. A princípio, não havia o caráter separatista, mas com o avançar da guerra a ideia de fundar uma República ganhou força e, em 1836, foi fundada a República Rio-Grandense ou a República do Piratini.

Proclamação da República do Piratini.
Proclamação da República do Piratini.
Foto: Wikicommons. / Brasil Escola

O fim do conflito veio com o Tratado de Poncho Verde que estabeleceu as seguintes condições:

  • Taxação em 25% sobre o charque estrangeiro;
  • Anistia para os envolvidos com a revolta;
  • Incorporação dos militares dos farrapos ao exército imperial, mantendo sua patente;
  • Os provincianos teriam direito de escolher o próprio presidente de província (isso não foi cumprido);
  • Os escravos que lutaram do lado dos farrapos seriam alforriados (item também não cumprido)

Geografia de Porto Alegre

Porto Alegre tem 496,684 km2 e seu ponto mais alto é o morro de Santana, com 311 metros. A cidade é uma planície cercada por 40 morros e circundada pelo Lago Guaíba, que tem 72 quilômetros de extensão e 16 ilhas fluviais. 

O clima de Porto Alegre é Subtropical e marcado pela variação de temperatura, com fortes baixas no inverno e máximas consideráveis no verão. A vegetação da cidade conta com flora e fauna da Mata Atlântica e dos Pampas. O município é um dos mais arborizados do país.

Por Tiago Vechi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade