PUBLICIDADE

Aluno é colocado para fora de escola por estar de chinelo e ganha pares de tênis

Caso aconteceu em uma escola estadual de Boa Vista; mãe disse que tênis do garoto tinha furado e não tinha como comprar outro

1 set 2023 - 16h55
(atualizado às 17h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Aluno que foi colocado para fora de escola por estar de chinelo ganha pares de tênis
Aluno que foi colocado para fora de escola por estar de chinelo ganha pares de tênis
Foto: Reprodução/ Rede Amazônica / Reprodução/ Rede Amazônica

Um adolescente de 14 anos foi impedido de assistir às aulas por estar calçado com um chinelo e não um tênis, em Roraima. Mas, após a história ter ganhado repercussão nacional, o menino, cujo nome não foi revelado, ganhou pelo menos três pares de tênis. 

O caso aconteceu no início desta semana, 28, na Escola Estadual São José do município de Boa Vista. Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na região, a mãe do menino disse que o tênis do filho tinha rasgado e não tinha dinheiro para comprar um novo, já que o pai do menino ainda não teria feito o pagamento da pensão. 

Segundo a mãe, o filho e outros dez alunos foram colocados para fora por não estarem com o uniforme adequado. O menino teria tentado explicar para a orientadora da escola o motivo de estar calçando chinelos, mas a profissional debochou da situação na frente dos colegas e disse que "era problema dele" e que a mãe dele era "cheia de dinheiro e trabalha no garimpo". 

No dia, a mãe entrou em contato com a gestão da escola, explicando a situação, mas não houve acordo. Ao encontrar o filho fora da unidade, ela acionou a Polícia Militar. Em um vídeo curto, ela registrou o menino sentado na frente da escola.

A mãe disse que o filho ficou constrangido com toda a situação e que "está com medo de voltar à escola". "Meu filho não assistiu a aula, não deu pra ele assistir. Ele não tinha como assistir, a gente estava muito constrangido, não sabia o que fazer e veio embora. Ele está com medo e não quer mais ir para escola", lamentou.

Em nota enviada à TV Norte Boa Vista, a Secretaria Educação e Desporto (Seed), responsável pela escola onde ocorreu o caso, disse que vai adotar medidas em relação à conduta da servidora da unidade educacional. Informou também que a própria unidade encaminhou um relatório à Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed. Tanto o aluno como a família devem ser atendidos nesta sexta-feira, 1º.

A Polícia Civil de Roraima disse à emissora que como se trata de vítima menor, vai encaminhar o boletim de ocorrência feito pela mãe do menino do 4° Distrito Policial, onde foi registrado, para o Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente, "onde já estão sendo adotadas as providências e diligências cabíveis." 

Família recebe doações 

Até quinta-feira, 31, além dos calçados, o menino também já tinha ganhado uma calça e uma camiseta. "É algo que ameniza um pouco tudo o que passamos e sofremos, é claro que isso não vai apagar o que aconteceu", disse a mãe do estudente, em entrevista ao G1, que destacou que a família também foi procurada por pessoas de fora do Brasil.

Escolas mais caras de São Paulo têm matrículas de até R$ 30 mil; veja Escolas mais caras de São Paulo têm matrículas de até R$ 30 mil; veja

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade