PUBLICIDADE

DW condena retirada de canal do ar na Venezuela

7 ago 2018 - 05h21
Compartilhar
Exibir comentários

Transmissão de documentário que aborda situação atual do país de maneira crítica foi interrompida no último fim de semana. Diretor da DW classifica medida de violação à liberdade de expressão.A programação televisiva da Deutsche Welle (DW) em espanhol ficou temporariamente fora do ar no último sábado (04/08). A retransmissão através de parceiros foi interrompida entre 9h e 10h da manhã, hora local, quando a DW exibia o documentário Venezuela - A fuga de um Estado falido, no qual a situação atual do país é analisada criticamente.

DW também manifestou solidariedade com jornalistas venezuelanos que enfrentam obstáculos para exercer a profissão
DW também manifestou solidariedade com jornalistas venezuelanos que enfrentam obstáculos para exercer a profissão
Foto: DW / Deutsche Welle

Após a interrupção, espectadores protestaram nas redes sociais, e jornalistas comentaram o ocorrido. O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) da Venezuela suspeita de uma medida de censura por parta da autoridade supervisora da mídia, a Conatel.

Um pedido de informação feito pela DW à Conatel nesta segunda-feira ficou sem resposta. No sábado, o órgão apenas publicou uma declaração por meio do Twitter, rechaçando a conjetura de que se tratava de uma medida de censura por parte da autoridade supervisora, classificando tal hipótese de "fake news".

Guido Baumhauer, diretor de Distribuição e Técnica da DW, condenou o ocorrido. "Interromper a transmissão do documentário da DW viola o direito à liberdade de expressão", afirmou.

"Também o trabalho jornalístico de colegas venezuelanos enfrenta frequentemente obstáculos, assim como ocorreu no sábado, após o suposto ataque ao presidente Nicolás Maduro, quando a detenção temporária de vários jornalistas impediu uma cobertura informativa independente. Expressamos a ele nossa solidariedade incondicional."

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp |

App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade