PUBLICIDADE

Vacina contra gripe é a melhor e mais segura forma de proteção contra a doença

Infectologista sugere que todas as pessoas a partir dos seis meses de vida devem se imunizar

5 jul 2018 - 09h50
Compartilhar
Exibir comentários

O número de casos de pessoas infectadas pelo vírus Influenza, causador de gripe em humanos, segundo o Ministério da Saúde, já passam de mil em 2018. No organismo, a influenza age atacando as vias respiratórias causando os conhecidos sintomas de tosse, expectoração, dor de garganta, além de sintomas sistêmicos como febre e dores musculares. A doença causa sintomas leves a moderados na maioria das vezes, mas pode evoluir para quadros graves e até fatais com certa frequência. O balanço do Ministério indica que, de janeiro até a primeira quinzena de maio, foram registrados 214 óbitos de pacientes comprovadamente infectados pelo Influenza.

Foto: DINO

Segundo o médico infectologista consultor do Grupo São Marcos, Adelino de Melo Freire Júnior, a preocupação maior neste ano tem sido em relação aos subtipos Influenza A H1N1 e o Influenza A H3N2, responsáveis por 128 e 42 mortes, respectivamente, como informado pelo Ministério da Saúde. Em 18 casos, o tipo B foi determinante e em 26 dos óbitos não foi possível detectar o subtipo responsável pela infecção. As pessoas que mais tem risco de complicações são idosos, crianças, e portadores de doenças crônicas, como cardíacos e diabéticos, ou imunodeficiência.

Para evitar a infecção, todos os adultos e crianças com mais de seis meses de idade, especialmente pessoas acima dos 60 anos, devem se imunizar. A composição das vacinas ofertadas tanto na rede pública quanto na particular seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina de composição mais completa, que protege contra quatro subtipos do vírus em circulação, é a quadrivalente, ofertada apenas na rede particular. "A diferença da vacina quadrivalente aplicada em 2017 para a que será disponibilizada este ano foi para adequação ao novo vírus do tipo B, atualmente em circulação", afirma o infectologista.

Eficácia

Segundo Adelino de Melo, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção. A dose oferece até 80% de proteção contra complicações ocasionadas pelo vírus influenza, evitando hospitalizações e óbitos.

Efeitos colaterais

A vacina contra gripe é feita com o vírus morto, portanto, é incapaz de provocar a doença nas pessoas vacinadas. Os efeitos adversos mais comuns ocorrem no local da aplicação: são relatados, eventualmente, dor local, endurecimento e vermelhidão, que podem durar até 48 horas. Mais raramente, a vacina pode ocasionar reações sistêmicas, como febre e dores musculares.

Contraindicações

Pessoas com história de reação alérgica à vacina da gripe em situações anteriores devem receber a vacina em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas e permanecer em observação por pelo menos 30 minutos. No caso de história de síndrome de Guillain-Barré (SGB), até seis semanas após a dose anterior da vacina, recomenda-se avaliação médica criteriosa sobre o risco-benefício antes de administrar nova dose.

Unidades vacinadoras Grupo São Marcos:

BH:  

Barreiro AV. Sinfrônio Brochado, 261, Belo Horizonte - MG

Belvedere Avenida Luís Paulo Franco, 729, Belo Horizonte - MG

Buritis Av. Professor Mário Werneck, 1309, Belo Horizonte - MG

Castelo Av. dos Engenheiros, 359, Belo Horizonte - MG

Centro de Contagem Av. Prefeito Gil Diniz, 495, Contagem - MG

Floresta R. Pouso Alegre, 1138, Belo Horizonte - MG

Grajaú Avenida Silva Lobo, 993, Belo Horizonte - MG

Mangabeiras Praça da Bandeira, 120, Belo Horizonte - MG

Prado Av. do Contorno, 9797, Belo Horizonte - MG

Prudente Avenida Prudente de Morais, 583, Belo Horizonte - MG

Santa Efigênia Avenida Bernardo Monteiro, 918, Belo Horizonte - MG

Savassi R. Fernandes Tourinho, 457, Belo Horizonte - MG

Silveira Avenida Cristiano Machado, 1731, Belo Horizonte - MG

Venda Nova  R. Padre Pedro Pinto, 506, Belo Horizonte - MG

SP

Unidade Matriz: 

Avenida Dom Pedro II, 193 - Bairro Jardim, Santo André - SP

Website: http://www.saomarcoslaboratorio.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade