PUBLICIDADE

DINO

TPM é uma fase para as mulheres se manterem mais criativas e presentes

11 mai 2017 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários

Um mal que atinge 80% da população feminina é a Tensão Pré-Menstrual, a chamada TPM. Foi-se o tempo em que as alterações de humor e os desconfortos apresentados pelas mulheres antes do período menstrual eram rotulados como problemas psiquiátricos. Até hoje essas manifestações de uma maneira geral são interpretadas como capricho ou mera desculpa para faltar ao trabalho.

Foto: DINO

Felizmente, a Medicina Chinesa possui uma boa compreensão desse período, como explica Sol Medêiros, terapeuta de Medicina Chinesa, "as terapias atualmente dispõem de recursos bastante eficazes para compreender e transformar aqueles dias difíceis em um período mais tranquilo e equilibrado".

É a fase em que as mulheres estão mais sintonizadas com seus conhecimentos íntimos e com o que não está funcionando em suas vidas. Para Sol Medêiros, a TPM é considerada um distúrbio e tem várias origens, para tanto é avaliada toda e qualquer alteração do ciclo menstrual, como as características: adiantado ou atrasado, volume e cor do sangue, dias de fluxo, cólicas, enxaquecas, dor nas pernas, mamas, abdômen, além das questões emocionais como irritabilidade, tristeza, angústia, ansiedade e euforia, incluindo o estilo de vida.

Existem vários distúrbios que geram estas irregularidades. O mais comum está relacionado ao sistema do Fígado, que impulsiona o fluxo de sangue e energia (Qi) para todo o corpo. Quando este órgão está em desequilíbrio o sangue fica deficiente ou estagnado causando estes sintomas. O Fígado é responsável pelas projeções da mente para o passado e futuro, acaba nesta fase enviando mais fluxo de sangue para o útero, a fim de liberar a menstruação, fazendo com que a mente perca a prioridade do envio de sangue, assim a mulher fica sem perspectiva de futuro.

"Parece que tudo tem que ser para agora. Nesse período, a mulher se frustra com facilidade, fica confusa e não consegue tomar decisões com facilidade", ressalta Sol Medêiros.

É importante observar a cor do sangue menstrual, quanto mais escura maior é a toxidade energética e a quantidade de energia emocional impregnada. A mágoa, a preocupação, a frustração e a raiva são as emoções que mais causam estes sintomas.

O sangue feminino é gerador e mantenedor de vida e através de seus ciclos uma mulher tem a oportunidade de fortalecer e revitalizar suas conexões com o mundo natural. A menstruação é o momento em que as mulheres estão mais receptivas ao mundo da intuição e do espírito, estão mais fortes e cheias de energia. Para a medicina tradicional, na TPM existe uma combinação de fatores como genética, alimentação, fatores psicológicos e alterações hormonais.

Sob o enfoque da Medicina Chinesa, as mulheres podem aprender a conduzir suas forças para compreender de forma mais profunda o seu corpo, sua mente, suas emoções, refletindo sobre:

• Será que a criatividade está bloqueada para se manifestar?

• Há necessidade de estar no controle durante toda a vida?

• Como fazer para soltar e entrar no fluxo natural da vida como acontece com a menstruação?

• Por que impedir de receber calor e nutrição dos outros?

• Ter tempo de descansar e refletir sobre os sonhos.

• Aumentar os cuidados consigo própria.

• Conectar-se com as qualidades suaves e femininas.

• E pensar: o que as cólicas realmente representam? Quais são as mensagens emanadas pelo útero?

Para Sol Medêiros, a TPM é uma fase especial para a mulher, pois é quando ela se sente mais intuitiva, num bom período para as reflexões, onde pode acalmar a mente, dedicando mais tempo a si mesma e apropriando-se da qualidade feminina.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade