0

Tecnologia desenvolvida pela NEC permite que objetos "conversem" com as pessoas

14 nov 2017
14h46
  • separator
  • comentários

A NEC, empresa multinacional japonesa líder no mercado de biometria digital no mundo, desenvolveu uma tecnologia de realidade aumentada acústica (AR), que dá "voz" a objetos que podem ser ouvidos por usuários com fones de ouvido, sem fio, especializados (dispositivos auditivos). Estes equipamentos também permitem que as pessoas identifiquem facilmente a direção e a localização de onde as vozes se originam, tornando este sistema ideal, por exemplo, para fins de marketing e serviços de guia.

Foto: DINO

A tecnologia fornece, sem a necessidade de cabos, 'som estereofônico'. Ou seja, trata-se de um campo realista que produz praticamente um sentido tridimensional de direção e distância para um som. Além disso, a 'localização de som' corrige a posição dele, independentemente da orientação facial ou direção para onde se mover. Isso é realizado usando sensores de movimento com nove eixos montados em um dispositivo audível.

Possíveis aplicações para esta tecnologia incluem a criação de promoções, bem como serviços de navegação e orientação personalizados para necessidades individuais, como cartazes em uma instalação que 'falam' diretamente aos usuários.

"A NEC pretende comercializar esta tecnologia como um serviço de plataforma audível, que combina autenticação acústica de ouvido com posicionamento interno, detecção vital e outras tecnologias até meados de 2018", afirma Tomonori Kumagai, gerente geral da Divisão de Desenvolvimento de Negócios da NEC Corporation. "A NEC continuará buscando levar ao mercado novas abordagens computacionais que utilizem dispositivos auditivos sem a necessidade de telas".



Website: http://www.nec.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade