Teatro leva conscientização e orientação a trabalhadores
Entenda como a arte é uma poderosa ferramenta de informação e conscientização para os trabalhadores brasileiros nas empresas.
Em busca de atrair os funcionários a participar da SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), muitas empresas buscam formas alternativas de abordar temas importantes, como a qualidade de vida e a segurança no ambiente de trabalho, e provocar a conscientização. Nesse sentido, peças teatrais têm ganhado força e destaque.
De forma lúdica e bem-humorada, atores profissionais encenam fatos reais e muito comum no dia a dia dos trabalhadores, que podem estar sofrendo por problemas como estresse e sedentarismo ou realizando tarefas de forma descuidada, colocando em risco a saúde física e mental, sem se dar conta.
As histórias contadas pelas peças teatrais são tão próximas à realidade dos funcionários, que cria uma identificação imediata e faz com que as pessoas tomem consciência de seus atos, recebendo também informação e orientação de como adotar práticas mais saudáveis, para que a qualidade de vida no trabalho seja melhor, melhorando também a segurança.
Empresas que já apostaram no teatro como forma de levar informação e conhecimento a seus funcionários relatam um aumento significativo na adesão ao programa e melhora na conscientização. Da mesma forma, os trabalhadores que assistiram as encenações aprovam a ideia e afirmam que essa é uma maneira muito mais agradável e simples de abordar problemas cotidianos e criar uma cultura de prevenção a segurança e a qualidade de vida de maneira efetiva.
A Conceito Zen, empresa especialista em oferecer atividades inovadoras e criativas para SIPATs, conta com 4 diferentes roteiros teatrais: Qualidade de Vida; Segurança no Trabalho; Meio Ambiente; Sexualidade. Segundo a empresa, os funcionários costumam ser surpreendidos positivamente durante as apresentações. "Em muitos casos, esta é a primeira vez que eles têm a oportunidade de presenciarem, ao vivo, uma apresentação teatral".
Com o cuidado de utilizar sempre uma linguagem simples para poder abranger todos os perfis de funcionários, cada uma das peças oferecidas pela Conceito Zen foi criada com o objetivo de tornar a informação clara e objetiva, conquistar a atenção do público e gerar a conscientização necessária que os temas exigem. As histórias são contadas de forma alegre e descontraída, mas sem nunca perder o foco no assunto.
Além disso, no site da empresa é possível acessar um roteiro gratuito de uma peça sobre qualidade de vida. A ideia da Conceito Zen é que a própria empresa e seus funcionários possam encenar uma peça de teatro, seja por questões financeiras ou para proporcionar uma experiência diferente com os próprios colaboradores. Mais informações podem ser acessadas no link: http://www.conceitozen.com.br/teatro-para-sipat.html
Por que as SIPATs precisam desse tipo de ação?
Com a correria, o estresse e a quantidade imensa de compromissos profissionais, muitos colaboradores acabam deixando de participar das Semanas Internas de Prevenção ao Acidente de Trabalho. Mas quem trabalha nas CIPAs sabe o quão importante é conseguir a adesão dos funcionários para o evento.
Prezar pelo bem-estar e saúde das pessoas que contribuem com seu trabalho para uma determinada empresa, não é apenas uma obrigatoriedade como também é algo fundamental para o melhor rendimento e produtividade dos profissionais. A SIPAT é um evento que deve ser realizado anualmente e precisa ser planejado para trazer novidades a cada ano, pois, apenas assim, será possível manter o interesse dos colaboradores de participarem.
A Conceito Zen acredita que "apresentações bem-humoradas e de fácil entendimento são as chaves para o sucesso das apresentações teatrais e, por isso, são cada vez mais utilizadas por empresas que querem levar algo inovador para seus funcionários".
Muitos estudos já provaram que o bom-humor e o sorriso são fundamentais para aumentar a autoestima e tornar as pessoas mais confiantes. E esse é mais um dos motivos que estão por trás do sucesso das peças teatrais bem-humoradas nas SIPATs. Portanto, se estiver planejando a SIPAT da sua empresa, procure pensar sempre em ações que levem a sensação de alegria e bem-estar ao ambiente e conquiste mais adeptos.