PUBLICIDADE

DINO

Seis dicas para ter sucesso na etapa de vídeo dos processos seletivos

3 out 2019 - 17h27
(atualizado às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Está aberta a temporada de seleção em programas de estágio e trainee nas maiores companhias do País. Esta é a época do ano em que boa parte das empresas busca os novos talentos. Os vídeos de apresentação, conhecidos como pitch, são bastante solicitados nestes processos seletivos. Tão importantes quanto o currículo, podem desclassificar diversos candidatos por não entenderem o formato adequado de apresentação e os principais pontos que os recrutadores avaliam.

Foto: Pixabay / DINO

Para ajudar os participantes a prepararem estes vídeos, Lucas Rana, sócio-diretor da Dinâmica Treinamentos, que soma mais de 5.000 alunos treinados aos processos seletivos mais difíceis e concorridos, orienta os candidatos com dicas práticas para montar um bom pitch e explica como será a avaliação das empresas.

1. Forma de falar

De acordo com Rana, cerca de 70% da decisão de aprovar o candidato está na forma como ele fala e 30% no conteúdo e organização do que se fala. Além de pensar na estrutura do que irá abordar é importante tomar cuidado com a postura. Portanto, os principais elementos para se sair bem durante o vídeo são emplacar um sorriso, pois gera um impacto positivo na pessoa que está assistindo. É necessário gesticular e não parecer um robô. Dar ênfase nas palavras-chave, mostrar energia em determinados momentos para manter a atenção de quem assiste. Olhar sempre para a câmera, ser firme, amigável e confiante.

2. Formato

Não é necessário realizar edições e, quando não especificado, pode ficar à vontade para optar por gravar em formato vertical ou horizontal. "Utilizar roupas de cores neutras e gravar em um ambiente claro", aponta Rana.

3. Organização

Outra dica de extrema relevância é a organização da apresentação, pois é um ponto que pode eliminar o candidato do processo seletivo. Diante da análise do especialista da Dinâmica Treinamentos, o principal fator para o candidato se sobressair é fazer um vídeo atrativo e organizado, capaz de prender a atenção dos recrutadores e também ser claro e objetivo ao descrever a trajetória.

4. Pipeline

No treinamento preparatório para processos seletivos, o Hardwork Power da Dinâmica Treinamentos, os alunos aprendem a montar um pipeline para a gravação do vídeo, que é o roteiro mais bem avaliado. A recomendação é iniciar o vídeo com um Resumo Atrativo com as principais experiências, sendo no máximo seis, nos primeiros 30 segundos, sem a obrigação de seguir ordem cronológica. Já a segunda etapa do vídeo, a Linha do Tempo, passa ter a função de complemento e deve conter todo o detalhamento das experiências citadas. "Desta forma, é possível prender a atenção dos recrutadores, que em geral não assistem aos vídeos até o final".

5. Conteúdo

No Resumo, recomenda-se selecionar seis experiências, se houver menos, utilize todas que tiver. Mas na Linha do Tempo, é importante citar todas as experiências em ordem cronológica, detalhadamente, dando ênfase às mais relevantes. É extremamente importante evidenciar as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, mas só falar frases como "eu trabalho muito bem em equipe" não fortalece, pois qualquer pessoa pode falar isso. Portanto, é por meio de abordagem dos fatos e competências que será possível avaliar se o candidato trabalhou bem em equipe, liderou soluções ou é uma pessoa resiliente.

Pipeline/Roteiro para vídeo de 2 minutos

30 segundos iniciais > Resumo Atrativo > Destacar as principais experiências em tópicos, sendo seis no máximo, sem a obrigação de seguir ordem cronológica.

1 minuto e 30 segundos restantes > Linha do Tempo com Storytelling > Com função complementar, nesta parte deve estar todo o detalhamento das experiências em ordem cronológica, inclusive as já citadas no resumo.

6. Marketing Pessoal

Outro ponto relevante é o Storytelling. Para quem não conhece o termo, storytelling é a arte de contar boas histórias, uma técnica muito comum para profissionais de marketing e propaganda. Saber contar uma boa história de forma a atrair a atenção de quem assiste é fundamental. Para isso, é preciso trabalhar e explorar o máximo do marketing pessoal na hora de falar, para saber vender o perfil profissional e as competências.

Para complementar, Lucas Rana traz importantes dicas gerais: não prestar processos seletivos por prestar; escolher a área de atuação que se pretende seguir e focar em desenvolver-se nela; se houver dúvida, fazer o quiz de carreira irá ajudar; participar do máximo de projetos e extensões durante a graduação; e fazer dois anos de estágio, se possível em empresas diferentes, na mesma área.

Para saber mais sobre como passar em um processo seletivo, basta acessar o site da Dinâmica Treinamentos (www.dinamicatreinamentos.com), empresa com foco em ativação de performance para quem busca entrar no mercado de trabalho e alavancar a carreira, que desde 2012 atua com treinamentos para os processos seletivos empresariais mais difíceis e concorridos.

Website: https://dinamicatreinamentos.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade