PUBLICIDADE

Rio celebra os 500 anos da Reforma Protestante

Evento contará com apresentações musicais e momentos de louvor

18 out 2017 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários

No ano em que se celebra os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada no século XVI por Martinho Lutero e que promoveu profundas transformações na sociedade, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) realiza a comemoração oficial no Rio de Janeiro, no próximo dia 28 de outubro, a partir das 14h, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Arenas 1 e 3 (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401, Barra da Tijuca), com entrada gratuita.

Foto: DINO

Várias são as atrações programadas para o evento nacional da IPB dos 500 anos da Reforma Protestante, como o Grande Coral 500 anos - composto por mais de mil vozes; os shows das Bandas da Guanabara, do Rio e da Baixada; os momentos de louvor com o pastor Josué Rodrigues. O hino "Castelo Forte", composto por Martinho Lutero, em 1521, foi escolhido como tema das comemorações. A celebração contará ainda com a presença do presidente do Supremo Concílio da IPB, reverendo Roberto Brasileiro e do reverendo Hernandes Dias Lopes.

São esperados mais de 20 mil cristãos na festividade, que contará com mais de mil voluntários, de todas as idades, envolvidos na organização. Para maior conforto será montado um complexo rodoviário pela Auto Viação 1001, que receberá ônibus de todas as regiões da cidade, facilitando a chegada. Para aqueles que utilizarem o carro como transporte terão à disposição estacionamento para veículos, além de contar com toda a infraestrutura existente no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Telões instalados dentro e fora da arena possibilitará o acompanhamento simultâneo de toda programação.

Ação Social

Os organizadores também pretendem arrecadar algumas toneladas de alimentos não perecíveis, um quilo de cada participante, que serão distribuídos às instituições beneficentes no Estado.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, já confirmou sua presença, bem como outras autoridades do município e do estado.

A celebração dos 500 anos da Reforma Protestante terá transmissão ao vivo pelo www.reforma500rio.org.br.

O evento é uma realização da Igreja Presbiteriana do Brasil coordenada pelos Sínodos do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e Igreja Presbiteriana do Brasil, com apoio da Editora Cultura Cristã, da Agência Presbiteriana de Evangelização Comunicação e do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Reforma Protestante

Foi um movimento reformista da Igreja Cristã, que alcançou seu ápice no início do século XVI, por Matinho Lutero, quando fixou suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestando contra diversos pontos da Igreja Católica e propondo uma reforma.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa, social e política que se iniciou na Alemanha e estendeu-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

Ao longo dos anos, a Reforma Protestante provocou transformações profundas na visão de mundo e da sociedade, cujas reverberações ainda se manifestam na sociedade atual.

Sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) é uma igreja protestante reformada, de orientação Calvinista Presbiteriana. Foi fundada em 1862, pelo missionário americano Ashbel Green Simonton (1833-1867), que chegou ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859 e, juntamente com o Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), o primeiro pastor evangélico brasileiro, foram as personagens mais notáveis dos primórdios do presbiterianismo no Brasil.

A IPB é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Em 2016, por intermédio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, realizaram ações voluntárias que impactaram mais de 500 mil beneficiários com participação de cerca de 46 mil voluntários, em 23 estados do país.

Serviço

Evento Nacional da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) dos 500 anos da Reforma Protestante

Dia: 28 de outubro, a partir das 14h

Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro - Arenas 1 e 3

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401, Barra da Tijuca

Entrada gratuita

Informações para a imprensa

Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br

William Lara; william.lara@viveiros.com.br; (11) 2114-8576

Beatriz França; beatriz.massi@viveiros.com.br; (11) 2766-7048

Geraldo Campos; geraldo@viveiros.com.br; 11 2766-7254

Tatiane Costa; tatiane@viveiros.com.br; (11) 2114-8016

Celular de plantão São Paulo: (11) 9.8169-9912

imprensa_mackenzie@viveiros.com.br

Celular de plantão Rio de Janeiro: (21) 9.7695-1200

Credenciamento Imprensa: (21) 9.7273-1967 - Orli Rodrigues

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade