PUBLICIDADE

DINO

Reciclagem: sustentabilidade e preservação do meio ambiente

13 fev 2019 - 12h48
(atualizado em 14/2/2019 às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo um post do Grupo Recicla, a reciclagem no Brasil tem crescido nos últimos anos e entre os materiais mais bem reaproveitados está o aço. Cerca de 49% de todo aço descartado no Brasil é reciclado. Para conferir mais informações acesse (http://www.gruporecicla.com.br/2018/04/09/materiais-mais-reciclados/).

Foto: Google / DINO

Os números se tornam expressivos quando comparamos com o total de lixo reciclável produzido pelo Brasil nos últimos anos, o panorama de 2017 feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) mostra que o Brasil gerou cerca de 43.945 toneladas de resíduos recicláveis naquele ano. Para ler a pesquisa completa acesse (http://abrelpe.org.br/panorama/).

Está criando-se uma consciência coletiva sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade e o aço, principalmente o aço inox está sendo usado como o substituto de materiais que geram um impacto negativo na natureza.

A quantidade de notícias que mostra animais doentes por ingerir lixo ou pela sujeira causada por objetos descartados impropriamente na natureza é cada vez maior, despertando a preocupação da população geral, que se mobiliza a favor de vários movimentos que buscam diminuir a produção de produtos descartáveis, principalmente do plástico, um dos materiais mais nocivos ao meio ambiente e a vida animal.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) 95% dos lixos encontrados nas praias do Brasil são itens de plástico, dos mais variados. Confira mais informações pelo link (http://www.io.usp.br/index.php/noticias/1021-mais-de-95-do-lixo-nas-praias-brasileiras-e-plastico-indica-estudo1).

Entre as alternativas sustentáveis o aço se destaca por seu um material 100% reciclável, que não perde suas propriedades quando reutilizado como matéria-prima para a fabricação de outros objetos. Objetos de inox estão ganhando espaço por terem uma longa vida útil e serem fáceis de limpar, utensílios descartáveis do dia a dia estão sendo substituídos por produtos de aço inox, entre os mais procurados estão os canudos e copos.

Os dois produtos são os mais consumidos e na maioria das vezes os que não tem um fim apropriado. Descartados de maneira inadequadas é comum canudos e copos serem achados em rios e mares, o aço inox é o mais indicado por ser durável e fácil de limpar. O inox não amassa ou risca mesmo se derrubado, sendo a melhor opção para levar na mochila, ajudando a reduzir o consumo de objetos descartáveis feitos de plástico.

A característica que faz do aço um forte aliado da sustentabilidade é a resistência de sua liga, mesmo depois de ser reciclado diversas vezes, o aço se mantém com a sua qualidade intacta que permite a ele ser usado para a confecção de outros produtos.

A reciclagem não é importante apenas para a diminuição de resíduos e para a preservação do meio ambiente, ela também é a melhor opção para a redução do consumo de energia elétrica. A energia usada para reciclar um objeto é 80% menor que a energia gasta para a transformação da matéria prima em um novo produto. A reciclagem não apenas do aço, mas de todos os materiais é um fator de extrema importância para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Website: http://krominox.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade