PUBLICIDADE

Qual Crotalária usar para cada tipo de cultura?

Sementes Piraí pontua benefícios de cada espécie de Crotalária como adubo verde

30 jun 2016 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) elegeu 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. No âmbito da agricultura sustentável, uma das espécies de leguminosas mais conhecidas pelos inúmeros benefícios comprovados por pesquisas e práticas de campo é a Crotalária. Seu uso é comum na adubação verde, principalmente pela sua capacidade de fixar nitrogênio diretamente da atmosfera.

Foto: DINO

Porém, as espécies de Crotalárias mais conhecidas como adubos verdes ou plantas de cobertura são Breviflora, Juncea, Ochroleuca e Spectabilis. Suas variações causam dúvidas entre os produtores sobre quais as mais indicadas para as diversas necessidades: cuidado e proteção com o solo, controle de nematoides e ervas daninhas e recuperação de áreas degradadas, entre outras.

Segundo o diretor comercial da Sementes Piraí, José A. Donizeti Carlos, esta é uma dúvida muito frequente do público que tem contato com a empresa em eventos e dias de campo. "Pensando nisso, resolvemos reunir em um material de fácil acesso, as orientações para o emprego das Crotalárias como adubo verde", relata.

Crotalária-breviflora

A Crotalária-breviflora é a espécie recomendada para entrelinhas de culturas perenes como o café, devido ao seu porte baixo e hábito não trepador. É má hospedeira de nematoides e ajuda no controle de ervas daninhas. Por combater nematoides dos tipos Meloidogyne e Pratylenchus, até mesmo em áreas de infestação mista. Os produtores de hortaliças também podem optar por este tipo de Crotalária. Já na cultura de grãos, seu uso é bastante recomendado consorciado com milho de segunda safra.

Crotalária-juncea

A parceira oficial na reforma ou implantação de canaviais é a Crotalária-juncea. Seus resultados são apresentados em menor tempo e sua produção de biomassa é conferida em maior quantidade. Seus benefícios também podem ser notados no controle de nematoides do tipo Meloidogyne e na proteção do solo contra a erosão.

Crotalária-ochroleuca

Quando o assunto é rusticidade, a escolha pela Crotalária-ochroleuca é recomendada. Essa espécie também é empregada na sucessão de soja, com áreas em infestação mista por nematoides de cisto, galhas e lesões. A recuperação da capacidade produtiva do solo é outra vantagem reconhecida dessa Crotalária. Possui excelente fixação biológica de nitrogênio atmosférico e é ótima produtora de massa verde. Aparece como opção de adubo verde para culturas de hortaliças, grãos (no esquema "rotação entre as Crotalárias"), algodão, tabaco e cana-de-açúcar, além de culturas irrigadas.

Crotalária-spectabilis

Por fim, a Crotalária-spectabilis é considerada a mais eficiente na redução de nematoides de galha, cisto e lesões radiculares em áreas de culturas anuais ou perenes. Possuí excelente fixação biológica de nitrogênio atmosférico e é ótima produtora de massa verde. Pode ser utilizada nas entrelinhas de culturas perenes sem prejudicar o trânsito de máquinas ou pessoas. Os cultivos de hortaliças, algodão, tabaco e cana-de-açúcar são os que, comumente utilizam tal espécie.

Com esse guia em mãos, a Sementes Piraí espera esclarecer as dúvidas dos produtores. "Quando bem informado sobre a adubação verde e seus benefícios, o agricultor fica seguro para fazer a escolha acertada. Esse é um dos pilares da nossa empresa, informar para que os objetivos sejam atingidos com pleno sucesso. Dessa forma, acreditamos contribuir um pouco a mais com a transformação da agricultura convencional em sustentável", declara Donizeti.

Para obter dados técnicos e demais detalhes sobre o emprego de cada espécie de Crotalária, acesse o site da Sementes Piraí ou entre em contato com os consultores através do site Controle os Nematoides.

____________________________________________________________

Redação Join Agro

http://www.joinagro.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade