PUBLICIDADE

DINO

Proteção ambiental e a indústria brasileira

Quais soluções a indústria apresenta para contenção de vazamento químico e poluentes?

6 mar 2021 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

A cada dia, observa-se novos avanços que buscam aliar tecnologia à preservação do meio ambiente, uma delas é o desenvolvimento de alternativas tecnológicas de proteção a possíveis acidentes que possam prejudicar o meio ambiente e salvar vidas humanas. São milhares de trabalhadores e empresas que sofrem com os impactados de acidentes de trabalho com produtos químicos. De acordo com as estatísticas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a cada 15 segundos, morre um trabalhador em virtude de um acidente de trabalho ou de doença relacionada com a sua atividade profissional, ou seja, 6.300 mortes por dia num total de 2.3 milhões de mortes por ano. 

Foto: DINO / DINO

Para entender melhor como funciona, esclarecer e ampliar o conhecimento em como ocorre o vazamento químico e como os dispositivos de contenção atuam na prevenção destes vazamentos, vale conferir a entrevista completa com Nilson Picker, Diretor CEO da Ambflex Sistemas de Contenção Ambiental, empresa curitibana especializada em produtos voltados para a prevenção, preparação, gerenciamento e atendimentos a emergências envolvendo produtos poluentes.

Como ocorre o vazamento químico e como agir diante deste acontecimento?

Um aspecto importante quando se fala em vazamento de produtos químicos é que os mais diversos locais estão sujeitos a tal fatalidade. Ao contrário do que se pensa, não é somente no transporte em massa que isso pode ocorrer. Até mesmo empresas e indústrias que dispõem de equipamentos comuns como geradores de energia elétrica, que possuem um reservatório de combustível, estão expostas a esse risco.

Entre os motivos relacionados aos acidentes ambientais estão a negligência para com os protocolos de segurança, mau estado dos equipamentos estocados, transporte, manuseio, a não observância dos protocolos de contenção, além de falhas de processo e operação.

Todos estes riscos ambientais podem ser mitigados, contando com um plano de prevenção e contenção. Para controlar esse tipo de evento, uma ação rápida que vise primeiramente controlar e sanar o vazamento e posteriormente recolher os resíduos deixados por ele e, em alguns casos, se faz necessária a descontaminação do meio agredido pelo produto químico.

Como prevenir vazamentos de produtos químicos?

Algumas atitudes são indispensáveis para promover a segurança no manuseio de produtos químicos. A primeira delas é garantir que toda a equipe envolvida, direta ou indiretamente na operação, tenha o conhecimento necessário na área para prevenir e conter um vazamento de produtos químicos. Com o capital humano devidamente preparado, as chances de acidentes ambientais diminuem muito. Outro fator preponderante é manter em pleno funcionamento todos os equipamentos que garantirão a segurança no armazenamento, transporte e manuseio.

Os contentores industriais, produzidos pela Ambflex, por exemplo, podem ajudar na preservação ambiental?

Sim, para evitar o vazamento de produtos químicos, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o uso de contentores industriais é essencial.

O objetivo dos contentores é prevenir e conter vazamentos e derramamentos de substâncias corrosivas e nocivas em meio à natureza, causando danos irreversíveis ao ser humano e à vida da flora e fauna. No entanto, é essencial entender como esses equipamentos funcionam e garantir a utilização de contentores de extrema qualidade.

Quais as principais vantagens dos contentores ou bacias de contenção?

A utilização de contentores industriais além de garantir a segurança de quem manipula, transporta e armazena substâncias químicas e a proteção do meio ambiente, pois apresenta mobilidade simplificada, uma vez que as empilhadeiras e paleteiras transportam os tambores de armazenamento nas bacias de contenção facilmente, sem que haja necessidade de retirar o pallet.

Fácil instalação e desmonte, pelo fato de ser constituído de um material leve e que não requer ferramentas específicas. Bom custo-benefício, por ser fabricado em um processo sustentável com materiais ecologicamente corretos. Os contentores industriais podem ser utilizados para o armazenamento e a movimentação de produtos líquidos perigosos, como os ácidos. Por essa razão, são constituídos de materiais resistentes e atóxicos.

Quais são os tipos de contentores industriais mais indicados e suas funções?

Bacia de contenção para pallets

As bacias de pallets são leves, totalmente portáteis e permitem a realização do transporte e manuseio junto à bacia de contenção evitando a ocorrência de acidentes de trabalho, a degradação do meio ambiente e prejuízos financeiros.

Bacia de contenção para tambor

A bacia de contenção produzida com polietileno de alta densidade e espessura de 1,55 mm apresenta capacidade de armazenamento de grande densidade e alta resistência e possui flexibilidade para ser montada e desmontada em espaços pequenos.

Bacia de contenção para embalagem IBC

A bacia de contenção para embalagem do tipo IBC (tanques de 1000 litros) é um produto de excelente qualidade e eficiência na prevenção de vazamentos e derramamento de materiais químicos.

Bacia de contenção de pequeno e médio porte

As bacias de contenção de pequeno e médio porte são produzidas em polietileno e aliam alta resistência química e mecânica ao baixo custo. A sua estrutura é leve e possui alta garantia de durabilidade.

Seja qual for o modelo de contentores industriais, é necessário garantir que o equipamento tenha sido confeccionado com as melhores matérias-primas disponíveis no mercado para evitar ou diminuir os impactos causados pelo vazamento químico.

Finalizando, a preservação ambiental é um tema cada vez mais discutido, mais e mais pessoas estão percebendo que, ainda que individualmente, mudar hábitos e ações com o intuito de reduzir o impacto ambiental e preservar recursos naturais é uma reação necessária. Como explicado acima, a indústria através das ações de empresários conscientes e sintonizados com a demanda mundial de preservação para gerar um futuro sustentável, procura e encontra alternativas, demostrando que é possível manter uma produção aliada a atitudes sustentáveis, afinal práticas industriais têm consequências no meio ambiente, mas existem formas de minimizar os danos e promover a sustentabilidade, promovendo o futuro de todos nós.

Website: http://www.ambflex.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade