PUBLICIDADE

DINO

Preço do leite ao produtor subiu 4% em fevereiro, segundo dados

15 mar 2019 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

O valor que os produtores de leite recebem aumentou no mês de fevereiro em comparação com o mês de janeiro. O valor saltou de R$1,158 para R$1,205, de acordo com dados da Scot Consultoria, o que é um indicador bastante significativo.

O aumento foi de 4,1%, o que é positivo para quem produz o leite, já que permite obter uma melhor lucratividade, embora o fator que tenha levado a esse aumento tenha sido a refeição da oferta, o que acontece desde dezembro de 2018 e pode fazer com que a equação fique equilibrada.

Veja mais informações a respeito dessa variação de preços e quais podem ser as consequências de tal ocorrência para o mercado a curto prazo.

O que causou a queda na produção do leite?

Isso se deve à maior concorrência entre as indústrias de laticínios pela matéria-prima, que é o leite cru, de acordo com a análise da Scot Consultoria. Os dados dizem respeito à média nacional de 18 Estados pesquisados pelo órgão.

A subida dos preços em fevereiro foi a mais alta desde o mês de julho de 2018. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço aumentou 15,3% em valores reais ou 8,7% quando descontada a inflação nos últimos 12 meses, medida pelo índice IGP-DI.

A produção teve uma queda de 2,8% em volume em janeiro quando comparado ao mês de dezembro e, na comparação de fevereiro para janeiro, a queda foi de 2,6%, o que provavelmente também pode se estender para o mês de março.

Grande parte dos laticínios localizados nas regiões Sul, Sudeste e Norte acredita que haverá outra alta para o mês de março, mas como os valores dos lácteos no atacado não estão evoluindo no mercado, o efeito pode ser limitado.

Uma analista da Scot Consultoria reforça que o indicador de custos de produção na pecuária leiteira teve um aumento de 0,8% no mês de fevereiro quando comparado a janeiro. Já ao considerar o comparativo anual, o avanço foi de 9,4%, o que é um indicador bastante considerável.

Os alimentos energéticos, com maior destaque para o milho, bem como suplementos minerais, produtos para sanidade e combustíveis/lubrificantes aumentaram as despesas, de acordo com a analista.

Portanto, ainda com tais aumentos, pode ser que os produtores não recebam um valor mais elevado pelos lácteos, justamente pelo fato de que seus valores no mercado não apresentam uma boa evolução.

Para as indústrias de laticínios, é fundamental ter controle sobre todas as suas atividades, tanto na gestão quanto na produção, de modo que nenhuma informação seja perdida ou desencontrada e que, assim, a produtividade e o desempenho da companhia sejam os melhores possíveis, o que pode trazer resultados bastante positivos a curto, médio e longo prazo.

A Magistech é uma empresa especializada em sistemas de gestão ERP, como o sistema para laticínios, desenvolvidos para que tais indústrias tenham perfeitas condições de organização e, assim, consigam ter um desempenho ímpar, o que ajuda em sua produtividade e também na rentabilidade.

Website: http://www.magistech.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade