PUBLICIDADE

Pesquisa revela a natureza comportamental dos brasileiros

13 jun 2018 - 17h04
(atualizado em 28/6/2018 às 03h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A ETALENT é uma empresa que acredita na importância da dimensão comportamental para a felicidade e o sucesso das pessoas e das empresas. Com base nessa premissa, desenvolveu um estudo sobre o talento brasileiro que apresenta diversas estatísticas, análises de perfis, reflexões e sugestões que podem auxiliar empresas, profissionais e instituições na busca pelo autoconhecimento e na melhoria de performance de equipes.

Foto: DINO

"A pesquisa parte do pressuposto de que autoconhecimento é fundamental, pois sem ele não existe realização pessoal e profissional", diz Jorge Matos, presidente da ETALENT.

Metodologia DISC

A metodologia DISC, pilar desta pesquisa, foi desenvolvida pelo americano William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard. Ela permite a análise comportamental dos indivíduos a partir dos fatores Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C), distribuídos numa escala de dois eixos formada por dois pares opostos: Assertividade/Ponderação e Abertura/Controle.

Com isso, é possível identificar as tendências comportamentais das pessoas e trabalhar o talento para melhorar a vida e o desempenho no trabalho. Este modelo foi adaptado à realidade do mercado brasileiro pela ETALENT, originando o DISC ETALENT, uma ferramenta on-line capaz de avaliar com precisão como os quatro fatores comportamentais do indivíduo são distribuídos.

Como o DISC ETALENT funciona?

Esta técnica caracteriza-se por um inventário de 24 questões, com quatro afirmações para cada uma delas, no qual o indivíduo deve assinalar aquela com que mais se identifica e a com que menos se identifica.

O modelo desenvolvido pela ETALENT conta com o Dodecaedro de Competências Comportamentais, versão aprofundada de análise dos fatores DISC, que visa entender como os fatores se relacionam, permitindo a visualização das 12 competências comportamentais - determinação, automotivação, independência, entusiasmo, autoconfiança, persistência, sociabilidade, paciência, conexão, consideração, exatidão e perceptividade - de pessoas e cargos.

"Vale ressaltar que, neste modelo, todos têm um potencial para o sucesso, não existe um comportamento melhor que o outro. Na realidade, ninguém é completo em tudo e o sucesso está atrelado à capacidade de formar um time com talentos que se complementam", ressalta Jorge Matos.

Para a ETALENT, o indivíduo que está adequado a exercer uma determinada função é aquele que entende com clareza quais são as suas atividades e metas, a partir de conhecimentos, comportamentos e habilidades. Este conceito, desenvolvido pela empresa, é chamado de Cubo de Competências, um cruzamento entre o profissional e o seu cargo que visa minimizar as lacunas existentes, de forma que o cubo se complete e o profissional alcance atitudes de alta performance.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa Talento Brasileiro é uma publicação consistente que apresenta de forma clara e dinâmica uma análise sobre nossos talentos. A partir do estudo de 1,3 milhão de perfis DISC ETALENT, foi desenvolvido o Mapa de Talentos. Com este modelo é possível fazer uma leitura a respeito dos brasileiros, permitindo identificar os talentos que fazem parte dos indivíduos e desenvolver habilidades ou selecionar os profissionais para exercer determinada função. Neste cenário, a publicação apresenta a relação de 36 talentos e seus respectivos percentuais dentro do universo pesquisado.

De maneira geral, podemos destacar os seguintes números:

- A maior frequência dos pesquisados são Influentes, totalizando 46,29% da população pesquisada. São indivíduos tipicamente comunicativos, que gostam de trabalhar cercados por pessoas e buscam ser reconhecidos como exemplos a serem seguidos. São extrovertidos, queridos por todos e têm grande capacidade de persuasão;

- O fator Estabilidade representa 29,10% da população. Tais indivíduos são essencialmente estruturados. Procuram trabalhar em ambientes organizados e com estabilidade financeira para viver com segurança. São predominantemente bons ouvintes, acolhedores e valorizam a família. Planejamento, organização e diplomacia nos relacionamentos são algumas de suas características;

- O talento Conforme representa 15,62% da população. São indivíduos que prezam pela qualidade. São exatos, perceptivos e detalhistas. No trabalho, buscam crescer e ser respeitados pelo conhecimento técnico na área em que atuam. É um fator orientado pela razão e lógica das coisas, pelo perfeccionismo e busca de detalhes, além de seguir normas, padrões e procedimentos;

- Apenas 9% dos pesquisados têm talentos ligados à Dominância. São indivíduos focados na entrega de resultados e na realização das atividades. Suas tomadas de decisões são rápidas e firmes. O sucesso profissional é uma meta na vida destes indivíduos e sempre estão em busca de altas posições e o status quo.

Com gráficos e ilustrações, o estudo expõe os 36 talentos liderados por cada fator DISC - Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C) -, apontando o percentual por sexo e descrevendo cada um deles de forma detalhada. A partir destes levantamentos, são apresentadas uma série de análises e reflexões sobre o talento brasileiro. A partir deste cenário é possível destacar:

• Apenas 2,02% dos homens e 1,34% das mulheres têm o talento tipicamente empreendedor. No Brasil, grande parte dos empreendimentos surge por circunstância e não de forma planejada.

• O brasileiro é um povo simpático, alegre e cordial. Porém, a criatividade e a inovação não são traços marcantes do nosso talento.

• As pessoas com os maiores índices de dominância se arriscam mais e, consequentemente, recebem maiores salários.

• Os brasileiros acreditam que a hierarquia deve ser respeitada e que as desigualdades são toleráveis.

• A população economicamente ativa apresenta o mesmo comportamento em todas as regiões do país, apesar da nossa diversidade cultural e econômica.

Onde encontrar?

A publicação está disponível para compra em: https://etalent.com.br/produto/talento-brasileiro/, pelo valor de R$47,00. No site da empresa, também é possível baixar o primeiro capítulo do livro grátis.

Website: https://etalent.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade