PUBLICIDADE

Os grandes benefícios de jogar futebol regularmente

Sabe aquele encontro com os amigos para uma partidinha de futebol? Essa prática semanal traz vários benefícios.

27 jul 2018 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários

Que o futebol é o esporte mais adorado entre os brasileiros disso ninguém duvida, mas você sabia que existe no nosso calendário uma data especial para celebrar a criação dessa verdadeira paixão mundial? Comemorado em 19 de julho, o Dia do Futebol foi instituído na década de 70 pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para homenagear a chegada do esporte no País e em consagração ao gaúcho Sport Club Rio Grande, considerado como o primeiro clube de futebol fundado no Brasil.

Foto: DINO / DINO

Além de ser o esporte que mais movimenta bilheteria no planeta, o futebol agrega inúmeros benefícios para a saúde física e mental, ajudando a melhorar significativamente a qualidade de vida, bem como o bem-estar de seus praticantes. Confira abaixo os principais benefícios de incluir o esporte na sua rotina habitual:

Emagrece

Atividade física aeróbica de grande queima calórica - quase mil calorias gastas por partida - o futebol é uma excelente alternativa para se livrar de vez dos quilinhos a mais e manter um peso saudável. Contudo, antes de praticá-lo, sobretudo quem está sedentário, é recomendado passar por um check-up médico, inclusive cardiológico que irá avaliar o seu nível de condicionamento físico e se você realmente pode jogar esse esporte.

Fortalece o corpo

Exercício de alta intensidade, o futebol modela o corpo e auxilia no enrijecimento da musculatura, especialmente dos grupos musculares inferiores - pernas, glúteos e panturrilha. Também é ótimo para fortalecer as articulações dos joelhos e deixá-las mais flexíveis. Mas para ver os resultados no espelho, não basta apenas jogar partidas esporádicas aos sábados ou domingos. O recomendado é se exercitar com regularidade, no mínimo, três vezes por semana.

Afasta a depressão, ansiedade e estresse

A prática regular de futebol é perfeita para descarregar as tensões do dia a dia, por auxiliar no relaxamento do corpo pela liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. O que colabora para combater os sintomas da ansiedade e estresse ocasionados pela correria diária. Os treinos de futebol ainda ajudam consideravelmente na redução e melhora dos quadros de depressão, deixando as pessoas mais felizes e bem dispostas.

Combate doenças cardiorrespiratórias

Jogar futebol regularmente protege o coração. Por se tratar de um exercício aeróbico vigoroso, esse esporte contribui para melhorar a circulação do sangue nas artérias e deixar mais resistente o sistema cardiovascular, respiratório e manter estável a frequência cardíaca. Afastando, assim, cardiopatias graves como a aterosclerose, embolias pulmonares, insuficiências cardíaca e respiratória, enfartos, derrames, entre outras.

Ajuda a socializar

O futebol é jogado em equipe, sendo por esse motivo um dos esportes que mais favorece a socialização e o estreitamento de laços afetivos. Sendo uma ótima opção para pessoas que sofrem de fobia social ou timidez severa e desejam uma alternativa para desenvolver maiores habilidades sociais. Da mesma forma, colabora para estimular sentimentos benéficos e estritamente necessários em todas as relações humanas, a exemplo da empatia, solidariedade, cooperação, espírito de equipe e iniciativa. Capacidades que irão beneficiar os praticantes desse esporte não apenas durante os 90 minutos do jogo, mas, principalmente, em suas relações fora do campo.

Desenvolve a concentração e coordenação motora

Se exercitar jogando futebol é uma forma divertida não apenas de conquistar um corpo e uma saúde melhor, mas também pode ser usada para adquirir mais concentração, foco e coordenação motora. Benefícios que fazem desse esporte uma boa escolha de atividade física, sobretudo, para idosos e jovens que sofrem de déficit de atenção e hiperatividade.

Alimentação e o futebol

Quem joga futebol de maneira frequente precisa manter cuidado com a alimentação, deixando-a o mais equilibrada possível. Evite ao máximo produtos industrializados e dê preferência a alimentos saudáveis, priorizando o consumo de legumes, verduras, frutas, fontes de gorduras boas - azeite extra virgem, abacate, castanhas, ovos, dentre outros - carboidratos e proteínas de boa qualidade, como batata doce, arroz, feijão, leite desnatado, peixes e carnes magras. Uma maior ingestão de água também é essencial. O esportista deve se hidratar bastante ao longo do dia e principalmente nos intervalos entre as partidas.

Antes de jogar, o recomendado é consumir um lanche leve, composto basicamente por carboidrato, por exemplo pães, torradas, biscoitos, etc., que não sejam integrais, pois estes contêm fibras que tornam a digestão mais lenta e podem afetar o rendimento dos treinos. A pequena refeição deve ser feita, no máximo, duas horas antes da prática esportiva.

Jogue futebol com segurança e conforto no Santa Mônica Clube de Campo

Venha jogar futebol com toda a segurança e comodidade que você e sua família merecem no Santa Mônica Clube de Campo! Os associados têm a sua disposição várias quadras de futebol, com opções de cumbucões e campeonatos para todas as faixas etárias. Além disso, o Santa Mônica possui o moderníssimo software "Separa Times", criado para evitar a formação das famosas "panelinhas" entre os participantes. Com ele, as equipes são montadas baseando-se na posição em que o associado joga e em seu ranking (pontuação).

Para mais detalhes e saber como se tornar um associado do Santa Mônica, acesse https://www.santamonica.rec.br/

Website: https://www.santamonica.rec.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade