3 eventos ao vivo

Onde encontrar representatividade para a pessoa que tem perda auditiva?

31 out 2020
01h06
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Embora um grande número da população brasileira possua algum grau de perda auditiva, segundo o Instituto Locomotiva esse número chega a 10,7 milhões de brasileiros que apresentam a deficiência,¹ a perda auditiva ainda traz muito estigma, preconceitos e gera desconforto durante muitas situações de convívio social. Quando se trata da perda auditiva, as primeiras impressões que muitas têm são: incapacidade, pessoa com idade mais avançada, falta de inteligência, impossibilidade de se comunicar e relacionar, entre outras características. Grande parte dessas reações decorrem da falta de conhecimento da população. Porém, em uma época em que o acesso à informação nunca foi tão fácil e com um combate ao preconceito cada vez mais forte, é importante ressaltar a importância do combate ao preconceito contra a pessoa com deficiências, inclusive a decorrente da perda auditiva.

Foto: Phonak Brasil / DINO

A perda auditiva acontece quando a sensibilidade auditiva da pessoa é reduzida. Cada manifestação é particular, o que quer dizer que as dificuldades não necessariamente serão na mesma intensidade para todas as pessoas, ou seja, uma pessoa pode ter desde uma perda auditiva mais leve em que só deixa de escutar os sons mais fracos, até uma perda auditiva profunda, ou seja, perde a capacidade de escutar inclusive os sons mais fortes. Além dessa diferença, há algumas perdas auditivas que ocorrem durante um curto período e depois a pessoa pode voltar a ouvir melhor, dependendo do tratamento, até as perdas que a medicina ainda não encontrou uma cura definitiva. O indivíduo pode adquirir a perda auditiva ou nascer com ela, há diferentes causas que podem desencadear tal deficiência e muitas variáveis que envolvem essa condição. Por isso, é difícil encontrar uma pessoa que consiga representar toda essa população e normalmente, é mais fácil de encontrar alguém que represente a comunidade que tem perda auditiva por pessoas que tem perda auditiva profunda e usam muitas vezes a linguagem de sinais e/ou implante coclear. A representatividade vem ganhando espaço nas mídias nos últimos 5 anos, sendo a maioria de porta-vozes composta por usuários de implante coclear.

Desta forma, com o intuito de compartilhar diferentes experiências de mudanças de vida, a Phonak, empresa suíça de soluções auditivas, disponibiliza em seu canal no YouTube várias histórias de pessoas com perda auditiva que contam como é sua trajetória de vida, como encontraram a solução para seus problemas e como a tecnologia melhorou a qualidade de vida e dos seus relacionamentos.

O Maurício é uma das pessoas que contou como foi sua trajetória para resolver problemas da sua vida rotineira que impactavam muito em sua qualidade de vida. Ele tem perda auditiva desde criança, mas devido ao estigma, o uso efetivo da tecnologia da época era difícil. Em seu depoimento, relata que foi se ajustando conforme conseguia e que apenas quando já era adulto que encontrou um profissional que explicou aos pais a maneira como ele escutava, o que sensibilizou muito a família. A melhor solução foi encontrada tempos depois, com o uso do aparelho auditivo Phonak Lyric.

A Phonak é uma empresa suíça que pesquisa e desenvolve há mais de 70 anos produtos dedicados a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. É líder no Brasil e no mundo em inovações na área da audição, desenvolve soluções de ponta para a pessoa com deficiência auditiva. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo há mais de 70 anos é fiel a sua missão: desenvolver soluções auditivas pioneiras que mudam a vida das pessoas e permitem seu sucesso social e emocional.

"Juntos mudamos vidas!"
www.phonak.com.br
fale.conosco@phonak.com
SAC 0800 701 8105

https://www.youtube.com/watch?v=IdxPsvRsL4g
¹ Instituto Locomotiva: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-tem-107-milhoes-de-deficientes-auditivos-diz-estudo#:~:text=Desse%20total%2C%202%2C3%20milh%C3%B5es,foi%20antes%20dos%2050%20anos



Website: https://www.youtube.com/watch?v=IdxPsvRsL4g

Veja também:

Homem resiste à prisão e ameaça policiais
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade