PUBLICIDADE

DINO

Ondas de choque e sua utilização nas áreas da estética e saúde

5 dez 2019 - 16h34
(atualizado às 22h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do nome, o tratamento com ondas de choque não emite ondas elétricas que dão a sensação de choque. Mas o que seria o aparelho ondas de choque então? 

Foto: hsmed / DINO

O uso das extracorporeal shock wave therapy (ESWT) ou ondas de choque extracorpórea começaram a ser utilizadas na década de 70 para tratamento médico de cálculos (litotripsia) biliar, renal e entre outros. Após o uso para essa finalidade, os médicos começaram a notar que a densidade óssea dos pacientes estava aumentando. A partir daí, os equipamentos que faziam a litotripsia foram adaptados para uso na reabilitação ortopédica, porém com aparelhos que fossem capazes de ajustar a profundidade e intensidade da penetração da onda nos tecidos. Com o uso na ortopedia, começou a ser observado que a aparência da pele também melhorava.

Através dessas descobertas, surgiram os aparelhos Thork, da Ibramed, e Hygiapulse, da KLD.

Os aplicadores possuem um projétil que oscilam (através de onda eletromagnética, piezoelétrica ou hidráulica) e geram uma transmissão acústica de ondas focais causadas por um pulso de alta pressão em um curto espaço de tempo, medido em hertz (Hz). A maioria dos aparelhos apresenta uma frequência ajustável de até 22Hz, isso significa que no período de 1 segundo, ocorrem 22 oscilações do projétil. Também é possível ajustar o número de disparos e a energia (expressa em mili joules), que vai variar de acordo com a finalidade do tratamento.

Essa terapia causa a formação de novos vasos sanguíneos, ou neovascularização, além de aumentar a produção de fatores de crescimento que vão ser responsáveis por nutrir e cicatrizar tecido mole, tendão e osso.

A técnica de ondas de choque também tem efeito analgésico através do bloqueio do sinal doloroso ao cérebro e através do que se chama de hiperestimulação.

Outro efeitos no corpo são: cavitação (formação de microbolhas gasosas), eliminação de toxinas, remodelagem do colágeno, indução de formação de colágeno; esses efeitos melhoram a aparência da celulite e remodelamento do corpo, além de auxiliarem no tratamento da flacidez cutânea.

Website: http://www.hsmed.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade