PUBLICIDADE

DINO

O renascimento emo no Brasil

14 out 2019 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

É de conhecimento geral a característica mais marcante do rock n' roll: o estilo musical nasceu como uma contracultura ao mainstream. De acordo com um levantamento feito pelo Deezer, plataforma de streaming, o Brasil é o 10° país que mais ouve rock no mundo e fica atrás de países como Estados Unidos, Itália, México e Reino Unido. No entanto, dentro deste vasto mundo que é o gênero musical do rock, há diversas contraculturas próprias, por assim dizer. É o caso do emo, que surgiu em meados dos anos 1980.

Foto: DINO / DINO

Revistas especializadas de grande renome, como a britânica New Musical Express (NME) e a norte-americana Alternative Press (Alt Press) já se debruçaram a analisar detalhadamente a origem e o histórico do surgimento do emo. O subgênero nasceu nos anos 1980, evidenciado principalmente pela banda Rites Of Spring, de Washington. A Alt Press corretamente demonstrou a carga negativa com a qual era visto o subgênero do emo em seu surgimento, informando que muitas bandas preferiam não ser rotuladas com o termo. Mesmo nos anos 1990, a categoria musical permaneceu longe do grande público.

Nos anos 2000, porém, ocorreu a explosão de popularidade do estilo, com bandas como Panic! At The Disco e Fall Out Boy (formadas respectivamente em 2004 e 2001) estrelando videoclipes constantemente em canais de grande audiência, como a MTV. Ganharam corpo, também, as diversas vertentes do gênero emo, como o emocore, pop punk e metalcore. No Brasil o sucesso foi igualmente marcante. O emo perdeu força, enfim, apenas no início da última década.

O que se pode observar atualmente, contudo, é um vigoroso renascimento do emo, principalmente no Brasil. Não só o estilo ganhou novas formas, migrando para gêneros variados como o hip-hop, mas também há um senso geral de saudosismo e celebração das bandas marcantes do auge do emo.

Um exemplo sólido deste fenômeno é a Emo Revival, empresa fundada em julho de 2018 por Marco Serra, que hoje conta com Demétrios Leite como sócio, que promove festas e comercializa vestuário streetwear fortemente baseado na essência emo. A Emo Revival promove festas com qualidade técnica tanto musical como estrutural e de atendimento ao público. Seus eventos, por mais que sejam direcionados especificamente ao público emo, são inclusivos, não se fazendo distinções de gênero ou classe social.

A empresa, cada vez mais em evidência, tem realizado festas mensais, agradando a um público que celebra o forte renascimento do emo. O próximo evento da Emo Revival é a segunda edição da festa especial de halloween, chamada HallowEmo, que ocorrerá no dia 01/11/2019 (uma véspera de feriado), no Teatro Mars, no centro de São Paulo.

Website: https://www.emorevival.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade