PUBLICIDADE

DINO

O que são milhas aéreas e como acumular pontos em programas de milhagem

9 set 2016 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), houve um aumento no número de cadastros em programas de fidelidade no segundo trimestre de 2016. Entre as empresas com maior aumento no número de cadastro, então os programas de milhagem Smiles, da GOL, e Multiplus, da LATAM, cujos pontos, muitas vezes chamados de milhas, podem ser trocados por passagens aéreas e outros produtos e serviços. Mas, afinal, o que são as tão faladas milhas aéreas?

Foto: DINO

Milhas aéreas são pontos em programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas. Ao se cadastrar nesses programas de milhagem, o usuário pode acumular pontos ou milhas todas as vezes em que viajar em voos da empresa proprietária ou parceira do programa de fidelidade.

Outra forma de acumular pontos e milhas nos programas de fidelidade de companhias aéreas é adquirindo produtos de lojas parceiras ou, ainda, transferindo os pontos do cartão de crédito para o programa de milhagem desejado. Vale conferir se existem parcerias entre o cartão escolhido e a companhia aérea, que garanta a aquisição de voos com milhas sem necessitar de transferência.

Ao acumular uma quantidade suficiente de milhas, o usuário do programa de fidelidade pode trocá-las por uma nova passagem aérea em trechos nacionais ou internacionais. Dependendo do programa, é possível, inclusive, trocar por outros produtos e serviços também.

No caso do programa Smiles (da GOL), por exemplo, é possível combinar as milhas a pagamentos parciais das passagens.

Para se inscrever nesses programas de milhagem, é necessário fazer um cadastro no site da companhia aérea que deseja. Na maioria dos casos, é gerado um número de inscrição/usuário no fim do processo. Esse número representa a "conta" na qual são depositadas as milhas.

Sempre que o usuário reservar um voo ou fizer o check-in, deve apresentar seu número de inscrição/ usuário, para que suas milhas sejam computadas.

Caso deseje, o usuário pode ter cadastro em todas as companhias aéreas. No entanto, como são muitos programas de pontos para gerenciar, é aconselhável que utilize o site ou aplicativo Oktoplus. Ele permite que o usuário cadastre todos os seus programas de fidelidade com segurança (não só os de companhias aéreas) e acompanhe informação sobre saldo, pontos e milhas aéreas a expirar e as regras de cada programa de um só lugar.

Além disso, o aplicativo Oktoplus disponibiliza um buscador de passagens aéreas em milhas e em dinheiro, que auxilia a comparar e avaliar a melhor opção de aquisição de passagem. Utilizando esta ferramenta, fica mais fácil identificar qual o programa de fidelidade mais vantajoso para utilizar na viagem tão almejada.

É importante ficar de olho nas promoções feitas pelas operadoras de cartão de crédito e pelos programas de fidelidade, que podem duplicar os pontos.

Quando o programa de milhagem for do tipo que contabiliza milhas conforme a quilometragem de cada viagem, é interessante optar por voos longos para acumular mais milhas.

Principais programas de milhagens nacionais:

1) Smiles - Programa de Fidelidade GOL. Permite aos usuários acumular milhas Smiles. Para participar do programa, é necessário inscrever-se no site Smiles da GOL. As milhas são computadas sempre que voar pela GOL ou por companhias aéreas AirFrance, KLM, Qatar Airways e Delta Air Lines. É possível acumular mais milhas em compras online e serviços de empresas parceiras, incluindo reservas de hotéis pela plataforma Rocketmiles. O total creditado por voo depende da distância percorrida na viagem e da tarifa adquirida.

2) TAM Fidelidade - TAM. Permite ganhar pontos Multiplus. Para aproveitar dos benefícios do TAM Fidelidade e Multiplus, é preciso se cadastrar no programa. Ganham-se pontos sempre que viajar pela LATAM e pelas 27 companhias aéreas parceiras da rede Star Alliance. O acúmulo de milhas na Multiplus depende de alguns fatores, como a região do destino, da tarifa escolhida e do tipo de Cartão Fidelidade. A Multiplus oferece um catálogo de viagens, produtos e serviços com mais de 550 mil opções para troca. Seus pontos Multiplus podem virar passagens-prêmio, upgrade de classe de assento, produtos do Shopping Virtual Multiplus (administrado pelo Ponto Frio) e roteiros completos da TAM Viagens. A validade dos pontos é de dois anos.

3) Amigo - Programa de Fidelidade da Avianca. Permite ganhar pontos Amigo. Acumulam-se pontos sempre que o usuário viaja com a Avianca Brasil e com as companhias aéreas membro Star Alliance, e também com os parceiros de Cartões de Crédito, Compras Online e Viagens. Como opções de resgate, o Amigo oferece passagens-prêmio válidas para voos nacionais. Os Pontos adquiridos são cumulativos e possuem validade de 24 meses.

4) Azul - Tudo Azul. Permite acumular créditos sempre que são adquiridos serviços da Azul ou produtos e serviços de parceiros. Para cada R$ 1 do valor da tarifa regular da passagem aérea da Azul adquirida pelo cliente, é creditado 1 ponto a ser registrado em sua conta em até 72 horas após a realização do voo, na forma de pontos/milhas. Os pontos da TudoAzul podem ser utilizados para troca por bilhetes da Azul e/ou por serviços que possam a vir a ser oferecidos pelo Programa de Vantagens TudoAzul. A validade dos pontos é de 24 meses.

Para facilitar a vida do usuário na hora de gerenciar os pontos e milhas dos tantos programas de fidelidade disponíveis, consultando saldo, extrato, opções de resgate e pontos a expirar, recomendamos o app Oktoplus.

Ele reúne todas as informações necessárias para acompanhar em tempo real o saldo de milhas, as regras de cada programa, e ainda buscar opções de produtos e serviços para resgatá-lo. Além disso, a ferramenta de gerenciamento de programas de fidelidade da Oktoplus oferece um buscador de passagens em pontos e em dinheiro, para que o usuário avalie de forma inteligente a melhor opção.

É só se cadastrar no app Oktoplus (Android ou iOS ) para o usuário gerenciar seus pontos e milhas de programas de fidelidade de modo simples e inteligente.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade