PUBLICIDADE

O dia do Brinquedo tem uma grande importância na Educação Infantil

6 fev 2018 - 13h21
(atualizado em 7/2/2018 às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Para alguns pais o dia do brinquedo nada mais é do que uma simples atividade. Mas, esse dia tem um grande significado para as crianças, pois é nele que elas levam para a escola ou outro lugar um pedacinho do seu lar.

A ideia principal desse dia é fazer com que elas aprendam o valor de compartilhar. É nessa fase que as crianças têm dificuldades em partilhar, seja seus brinquedos ou até mesmo a atenção dos pais e outras pessoas, isso acontece por conta do egocentrismo.

Na educação infantil elas aprendem o sentido de dividir, ou seja, a importância de emprestar o seu brinquedo e pegar emprestado o do amiguinho. O momento da brincadeira é ideal para ajudar a criança a se adaptar em ambientes diferentes e novas situações.

Os benefícios de usar brinquedos na educação infantil

Fazer o uso do brinquedo no aprendizado infantil ajuda explorar o potencial que as crianças têm e o desenvolvimento cognitivo delas. Por meio da brincadeira é possível alcançar diversos benefícios. Conheça alguns que estão mencionados a seguir.

1- Trabalho em equipe: A criança aprende a lidar com diversas situações em que se faz necessário buscar soluções em parceria com os amigos e trabalhar em equipe.

2- Autonomia: Elas adquirem autoconfiança em si mesmo, resolvem pequenos conflitos e tomam suas próprias decisões como pensar qual a melhor estratégia para resolver uma atividade ou uma situação que envolva a brincadeira que está sendo desenvolvida no momento.

3- Disciplina: A brincadeira ajuda na concentração, no controle emocional e na disciplina como respeitar a vez do outro e principalmente aceitar as regras impostas pelos pais ou professores.

4- Partilhar: Ao brincar em conjunto com outras crianças, ela desenvolve o sentido de compartilhar os seus brinquedos e ao mesmo tempo pegar emprestado o do outro. Assim a criança entende o sentido de partilhar e não se torna uma criança egoísta.

Brinquedos que podem ser usados na educação infantil

Blocos de montar: Os blocos de montar são coloridos e com formas diferentes. Essa atividade permite que a criança fique mais criativa, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e nas habilidades motoras.

Fantoches: Esses são grandes aliados na educação infantil. Com eles é possível trabalhar a imaginação, a criatividade, os aspectos psicológicos, as habilidades de concentração e o sequenciamento lógico.

Piscinas de bolinha: Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, trabalha a socialização, estimula a visão por conta da diversidade das cores. As crianças se sentem felizes devido à sensação de conforto e aconchego que a brincadeira transmite.

Brinquedos de pelúcia: Normalmente os ursinhos de pelúcia são os preferidos das crianças. O brinquedo tem a função de desenvolver nos pequenos os sentimentos de amor, ternura e afeto. Ao brincar com a pelúcia, as crianças ficam mais tranquilas.

A loja É Pra Presente é especializada em produtos para presente de ótima qualidade. Seu foco principal é satisfazer seus clientes da melhor forma possível e garantir que eles adquiram ótimos produtos por um excelente custo-benefício.

Website: https://www.eprapresente.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade