2 eventos ao vivo

Natação é o esporte ideal para retomar as atividades físicas

A atividade é considerada de baixo impacto, portanto facilita na adaptação do corpo na retomada de exercícios

30 jul 2020
14h13
atualizado em 6/8/2020 às 10h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Com a retomada das academias em algumas cidades, depois de um longo período de isolamento social, é preciso cuidado com a volta dos exercícios físicos. Para um retorno com segurança, qualquer pessoa precisa ficar atenta aos sinais do corpo e sempre buscar orientação. A natação é um dos esportes mais indicados para voltar a se exercitar.

Por ser uma atividade de baixo impacto, explica Fernando Alde, instrutor de natação da Cia Athletica Unidade Kansas, a natação é muito indicada para quem quer retomar as atividades sem causar danos ao corpo. "Primeiramente, a natação é uma atividade de baixo impacto e promove a diminuição do peso corporal dentro da água. Portanto, a prática protege as articulações, é uma atividade aeróbia eficiente e a temperatura da água proporciona uma sensação acolhedora para os praticantes", explica.

É preciso atenção na intensidade dos exercícios

Alde explica que toda atividade física deve ser gradativa, e com a natação não é diferente. "Nós estamos passando por um momento inédito, e muitos praticantes regulares de exercícios pararam completamente ou reduziram significativamente a frequência e intensidade de exercícios que estávamos acostumados. Voltar com a mesma intensidade pode ser perigoso", alerta.
Voltar a se exercitar é fundamental para fortalecermos o corpo, explica, mas é preciso ir com calma e nunca deixar de pedir ajuda ao professor para adaptar o treino neste período de retomada. A retomada deve ser consciente e gradativa.

Os benefícios da natação

Manter o corpo ativo sempre foi importante, e neste momento de pandemia, tornou-se essencial. Com a redução de atividades físicas, o corpo fica "preguiçoso" e começa a perder massa muscular. "Com a retomada, mesmo que seja tímida no início, nosso corpo reage a esses estímulos, mesmo que ainda de baixa intensidades, e o quadro se reverte com o tempo".
A natação tem benefícios que vão além de uma simples atividade física:
- Desenvolvimento do corpo de maneira harmoniosa, trabalhando a resistência aeróbia e muscular;
- A prática contínua proporciona uma excelente condição cardiorrespiratória, tornando seus praticantes mais saudáveis e fortes para enfrentarem seus desafios;
- Sociabilização do indivíduo. O esporte pode ser individual, mas requer sociabilização para garantir progresso;
- Segurança. Saber nadar é importante para evitar dificuldades ao cair em local com água.

Como se sentir seguro na piscina em tempos de coronavirus?

O corpo agradece os benefícios da retomada de atividade física, mas o cenário de uma pandemia ainda existe. Portanto, alguns novos cuidados precisam ser incorporados na rotina de exercícios. As piscinas da Cia Athletica de São Paulo estão preparadas para receber os alunos, mas é preciso seguir uma série de protocolos para garantir a segurança de todos:
1- Ao chegar, o aluno deverá estar de máscara e chinelos
2- Deverá deixar a máscara, toalha e chinelos próximos aos cabides
3- Sempre haverá um professor equipado com máscara e face shield, para orientá-lo
4- Serão apenas dois alunos por raia, para evitar proximidade
5- Após a aula, o aluno deverá trocar de roupa e sair da academia. O uso dos vestiários para banho ainda não estão liberados.



Website: https://ciaathletica.com.br/

Veja também:

"Eu pensei: 'Vou morrer?'": a noiva surpreendida durante ensaio pela explosão no Líbano
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade