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Melhorias já podem ser constatadas no Hospital Mário Covas em Hortolândia

Assim que iniciou sua gestão, a APGP contratou 130 mais colaboradores e realizou algumas compras imediatas e emergenciais.

9 ago 2017 - 06h05
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Em maio deste ano, ao assumir a administração do Hospital Municipal Mário Covas, a Associação Paulista de Gestão Pública (APGP) instituiu uma série de readequações. Segundo seus representantes, estes foram apenas os primeiros benefícios implantados. A população poderá, ao longo do tempo, constatar melhorias significativas na qualidade dos serviços e no atendimento prestado.

Foto: DINO

Mais 130 colaboradores e novas macas-leito

Assim que iniciou sua gestão, a APGP contratou 130 mais colaboradores e realizou algumas compras imediatas e emergenciais. Entre elas, estão sete novas macas; todos os equipamentos e utensílios para a cozinha e mops específicos para limpeza hospitalar. Neste último caso, vale lembrar que eram usados apenas vassouras, rodos e baldes, vistos como ultrapassados dentro dos modelos atuais para instituições de saúde.

Aparelhos de tevê em todos os quartos

A APGP reformou o telhado do hospital; instalou e colocou em funcionamento aparelhos de tevê em todos os quartos da Internação e restaurou a Recepção do Pronto-Socorro Adulto, implantando um painel digital, a fim de agilizar a chamada para os atendimentos assistenciais.

Manutenções preventivas

Em breve, a nova administradora do Hospital Mário Covas adotará o uso de uniformes para seus colaboradores, facilitando sua identificação pelos usuários. Além disso, o Departamento de Engenharia Hospitalar, cuja principal missão é executar a manutenção preventiva tanto do prédio quanto dos equipamentos, foi readequado e melhor estruturado. Isso ajuda a economizar recursos - afinal, é mais econômico cuidar do que consertar - e garante um melhor funcionamento da instituição.

Exames na metade do tempo

O laboratório que oferecia suporte ao hospital teve seu contrato rescindido. A admissão de um novo fornecedor exigia, por parte da APGP, melhorias na qualidade dos serviços, na agilidade dos atendimentos e na finalização dos laudos.

A empresa escolhida atendeu a esses requisitos e, num primeiro momento, dobrou o número dos equipamentos instalados no local. Com isso, o tempo médio de espera por um laudo de hemograma, por exemplo, já começou a se reduzir consideravelmente e deverá, segundo estimativas, ser a metade do que era registrado anteriormente.

Cirurgias eletivas

A intenção da APGP é investir bastante no Centro Cirúrgico. Atualmente, cerca de 200 procedimentos são realizados mensalmente no setor, sendo a maior parte deles urgente. De acordo com representantes da associação, o objetivo será aumentar sensivelmente a quantidade de cirurgias eletivas.

Esse foco trará grandes benefícios à população; sobretudo àqueles que, após seu cadastro para uma operação desta natureza, precisam se dirigir à DER para receber direcionamento a outro serviço de saúde.

Laparoscopias

Ainda em relação às cirurgias, a APGP alugou um equipamento que permite cirurgias por vídeo (tecnicamente denominada como laparoscopia). Procedimentos que demandam este recurso são realizados com milimétricas incisões, o que diminui bastante o tempo de recuperação - bem como a dor sentida pelo paciente - no hospital e em casa. Sua indicação abrange muitas cirurgias, como as bariátricas e de remoção da vesícula e apêndice, por exemplo.

Iluminação

A iluminação do hospital é outra preocupação da APGP. O estacionamento e a fachada já receberam melhorias neste sentido. A nova administradora iniciou a substituição de todas as lâmpadas tradicionais por modelos de LED. Além de proporcionar economia, essa medida enfoca a questão da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente - práticas permanentes da instituição.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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