PUBLICIDADE

DINO

Manual do professor no PNLD 2020 será mais eficiente

Como orientação para as editoras e profissionais da educação, o edital do PNLD apresenta as definições para o Manual do Professor.

2 set 2019 - 12h39
Compartilhar
Exibir comentários

O FNDE informou, no edital do PNLD 2020, que o Manual do professor será apresentado para todos os educadores com uma proposta mais eficiente e compreensível. Além disso, existe a informação que este material é diagramado em formato "U". Esse formato exibe o livro do aluno em formato reduzido no centro e as orientações e direcionamentos em volta desse conteúdo. 

Foto: DINO / DINO

O Manual do Professor é um documento bastante útil para professor, seja na prática em sala ou no planejamento das aulas. O seu objetivo envolve auxiliar, de forma completa, o trabalho dos profissionais da educação da rede pública nacional. 

De acordo com o FNDE, o Manual do Professor é importante para vários desafios do educador. Acredita-se que um bom manual apresenta elementos que aprimoram, ampliam e complementam a prática pedagógica do professor. 

Conforme explicitado no edital do PNLD, um dos objetivos do Manual do Professor é "ter papel significativo na proposição de práticas inovadoras, estimulantes e eficazes ao processo de ensino-aprendizagem".  O educador, então, pode utilizar as informações para desenvolver aulas mais complexas, contribuindo para um ambiente mais propício ao aprendizado. 

Outro ponto que o edital destacou refere-se aos ensinamentos que o manual proporciona aos educadores. Esse material colabora com a formação do professor, auxiliando no processo de conhecimento da sua área de atuação. Embora o professor já seja um profissional apto a ministrar aulas, a atualização promovida pelo Manual do Professor renova e amplifica suas capacidades. 

Após a imersão com o Manual do Professor, o educador terá maior facilidade para montar os planos de aula e elaborar o cronograma de conteúdos que serão ensinados no ano letivo.  

Além da organização das aulas, o documento também sugere algumas práticas para a avaliação dos alunos. Essas avaliações foram elaboradas exclusivamente para cada obra. Portanto, o educador que utilizar essas propostas, fará um bom uso do livro didático aderido pela escola. 

A fim de colaborar com os educadores, o Manual do Professor do PNLD 2020 apresenta as soluções das atividades do livro do aluno. Então, o professor tem acesso às respostas dos exercícios e pode utilizá-las com os seus alunos da melhor maneira possível. 

Existem muitas informações sobre o Manual do Professor no edital do PNLD 2020. Esse material possui várias propostas auxiliares para os educadores da rede pública de Ensino Básico. Então, para garantir bons resultados educacionais, as instituições precisam fazer uma boa escolha das obras.  

Website: https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade