PUBLICIDADE

DINO

Mandato Ativo oferece bolsas para inovação de 10 mandatos legislativos

8 nov 2019 - 18h56
(atualizado em 13/11/2019 às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Dez mandatos legislativos do Brasil poderão ganhar bolsas da Mandato Ativo, consultoria com sede em São Paulo pioneira em planejamento estratégico voltado para inovação de mandatos parlamentares e partidos políticos. O processo seletivo, que terá início no próximo dia 15 de novembro, é voltado para deputadas e deputados estaduais, distritais e federais de todos os partidos políticos. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.mandatoativo.com.br.

Foto: Mandato Ativo / DINO

As bolsas para participação no Programa de Planejamento Estratégico Legislativo da Mandato Ativo serão oferecidas a parlamentares que estejam dispostos a planejar diretrizes e práticas inovadoras para os seus mandatos, de fevereiro a junho de 2020. A primeira fase é eliminatória e consiste na avaliação do formulário de inscrição e perfil dos candidatos. Na segunda e última fase, os 20 candidatos finalistas serão entrevistados pela banca de seleção.

O Programa consiste na realização de duas oficinas presenciais com as equipes, reuniões presenciais ou à distância, entrevistas à distância com especialistas para sistematização e aprimoramentos dos resultados das oficinas, além de uma oficina presencial e conjunta com todos os mandatos para finalização dos planejamentos e troca de experiências.

"Vamos analisar se a atuação parlamentar dos candidatos está alinhada aos valores da transparência, do diálogo e da cooperação", explica a administradora pública Ana Paula Massonetto, fundadora da Mandato Ativo, em conjunto com o advogado André Previato e a assessora legislativa Duda Alcantara. "Os mandatos selecionados deverão se comprometer, em contrapartida à participação no programa, com a disseminação das técnicas e ferramentas utilizadas", destaca Previato.

Os mandatos selecionados deverão arcar apenas com eventuais custos de transporte e acomodação das equipes da Mandato Ativo e da equipe parlamentar para a participação nas oficinas presenciais. "Vale lembrar que, por dependermos de apoio financeiro, a realização do Programa está condicionada a efetivação do aporte pelos nossos parceiros e o número de mandatos selecionados dependerá do apoio recebido", ressalta Alcantara. Partidos políticos, organizações da sociedade civil e qualquer cidadão podem se tornar parceiros, financiando parte dessas despesas.

Planejamentos de 2019

No último dia 4 de novembro, a Mandato Ativo realizou um evento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para o lançamento do Processo Seletivo para o Programa de Planejamento Estratégico Legislativo. Nesse evento, foram também divulgados os planejamentos estratégicos parlamentares finalizados no ano com o assessoramento da Mandato Ativo, que aproveitou a oportunidade para apresentar sua análise sobre as sinergias existentes entre esses mandatos, tanto em relação às suas pautas como quanto às boas práticas da atuação parlamentar.

Todos os mandatos que contaram com a consultoria da Mandato Ativo em 2019 marcaram presença no evento: a deputada federal por São Paulo Tabata Amaral, os deputados estaduais Marina Helou e Renan Ferreirinha, por São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, o deputado distrital Leandro Grass, bem como representantes dos mandatos da deputada estadual por Santa Catarina Paulinha e do vereador de Ribeirão Preto (SP) Marco Papa, além de assessores, especialistas consultados durante o processo de planejamento e parceiros da Mandato Ativo.

Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar as metodologias usadas pela Mandato Ativo nos processos de planejamento em uma dinâmica colaborativa para apontar caminhos para o desenvolvimento conjunto de temas de maior potencial de colaboração entre os mandatos. Eles desenharam ações iniciais para a criação de um banco de boas práticas, a realização de intercâmbio de assessores para troca de experiências e estratégias para potencializar o atendimento à população.

A rede de parceiros técnicos da Mandato Ativo inclui o cientista político Humberto Dantas, especialista em educação política, e a especialista em advocacy Andrea Gozetto. Além dos parceiros, outros especialistas participam dos planejamentos estratégicos, como a professora Cláudia Costin, na área de educação. Lideranças de organizações de apoio a candidatos, como a RAPS e o RenovaBR, e de movimentos de renovação, como o Agora! e o Acredito, também foram convidados para estarem juntos nessa iniciativa.

Processo Seletivo para Planejamento Estratégico Legislativo (PEL) 2020 da Mandato Ativo

Inscrições: 15 de novembro a 8 de dezembro de 2019

Entrevistas: 11 a 13 de dezembro de 2019

Divulgação do resultado: 20 de dezembro de 2019

Mais informações pelo email contato@mandatoativo.com.br , colocando no assunto "Processo Seletivo 2020".

Site: www.mandatoativo.com.br

Instagram.com/mandatoativo

Website: http://www.mandatoativo.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade